Notícia

CER-RS realiza treinamento de mesários das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua


Créditos: Arquivo CREA-RS

Com o objetivo de preparar a realização das eleições de forma segura e transparente, profissionais e funcionários do CREA-RS abriram na manhã de quarta (08) a série de treinamentos para atuarem como mesários nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua que ocorrem ainda este ano em todo o País (a eleição, que ocorreria dia 15 de julho, está com sua data suspensa). Na pauta do treinamento, o Manual do Mesário e informações importantes para a condução do processo.

No Rio Grande do Sul, os profissionais poderão votar na sede e nas 44 Inspetorias do CREA-RS, totalizando 47 urnas de votação. Serão eleitos os presidentes do Confea e do CREA-RS, diretores geral e administrativo da Mútua-RS e conselheiro federal, Modalidade Agronomia.
 

Funcionários trabalharão nas mesas eleitorais do dia 15 

Nestas eleições, conforme deliberação da Comissão Eleitoral Federal (CEF), a votação ocorrerá das 8h às 19h, de forma manual e com o uso de urnas convencionais de lona.

Divididos em 3 grupos, os 188 mesários envolvidos no pleito participam do treinamento, ministrado pela Comissão Eleitoral Regional (CER), que ocorreu ontem, na parte da manhã e à tarde, virtualmente. O terceiro ocorrerá na sexta (10).

Os profissionais só poderão votar nas mesas eleitorais previamente cadastradas  e  votos em separado somente serão aceitos de acordo com o regulamento eleitoral. Informações sobre os eleitores, cédulas, mapas de apuração, urnas, locais de votação dos profissionais votantes foram repassadas aos presidentes, secretários, mesários e suplentes das mesas eleitorais, que puderam ficar por dentro como funcionará o pleito.

O espaço serviu ainda para tirar dúvidas sobre os procedimentos eleitorais, da montagem dos locais de votação à apuração dos votos, que inicia logo após o encerramento da votação, às 19 horas.               

O discurso dos integrantes da Comissão Eleitoral foi unânime com a preocupação com a realização das eleições, que ocorrem em meio a um momento crítico da pandemia do coronavírus, exigindo uma série de cuidados especiais por parte dos envolvidos com objetivo de garantir ambiente seguro a todos os envolvidos, profissionais votantes e mesários aos votantes e mesários.

Destacando o momento delicado em que ocorre o pleito e todas as preocupações da CER sobre a segurança do dia 15, o coordenador da CER-RS, o Eng. Agrônomo Dulphe Pinheiro Machado, agradeceu a todos que estão trabalhando para a eleição, desde os colegas da Comissão até funcionários do apoio, que contribuem para que o processo aconteça da melhor forma possível.


Representando o Confea, o assessor jurídico da Comissão Eleitoral Federal (CEF) João de Carvalho reiterou a manutenção da data das eleições em todo o País para o dia 15 de julho, próxima quarta-feira. “Este calendário é definido pelo Plenário do Confea e somente ele poderia adiar ou suspender a eleição, não depende das Comissões Federal ou Regional”, explicou, destacando que, aquém das incertezas, os trabalhos seguem seus rumos.

Caption



“Pontualmente temos alguns Estados e municípios que talvez tenham problemas em realizar a votação e a CEF tem uma deliberação que caso isso ocorra, por uma determinação de uma autoridade local, a Comissão se reunirá e vai propor alguma solução ao Plenário para que se estipule uma nova data nestes casos e locais específicos”, afirmou.

Reforçou, ainda, que devem ser seguidas as medidas sanitárias para garantir ambiente seguro aos votantes e mesários no próximo dia 15. “As medidas de segurança sanitária indicadas foram submetidas à análise de especialista da área de saúde, médico do trabalho do Confea, que elaborou parecer técnico atestando a segurança das recomendações”, informou.

O treinamento seguiu com a apresentação por Mateus Rosa Garcia, apoio administrativo da CER, que deu as instruções relativas ao dia do pleito, destacando as resoluções que devem ser seguidas pelos mesários.  Já de início Mateus falou sobre os protocolos de segurança contra o coronavírus para o dia 15 de julho, com todas as medidas de prevenção e higiene, atendendo às determinações das Secretarias de Saúde do Estado.

“O CREA-RS fornecerá um kit de equipamentos de proteção individual, como protetor de face, máscaras, luvas e álcool gel para todos os participantes. Além disso, já enviamos para todas as Inspetorias cartazes, folders e marcação de distância entre os votantes”, afirmou.

Também participou da reunião a conselheira Eng. Quím. Cibele Elaine Vencato, também integrante da CER-RS.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: