Sessão Plenária debate eleições e situação financeira na pandemia

O Eng. Agr. Paulo Rigatto, 1° vice-presidente no exercício da Presidência, abriu a Sessão Plenária Ordinária n° 1.803, realizada virtualmente no dia 10 de junho, fazendo referências à Plenária anterior e ressaltando que “estamos aprendendo, e só tende a melhorar”. Transmitida a vivo pelo You Tube, a plenária contou com a participação de 79 conselheiros.

Segundo o vice-presidente, os encontros virtuais são “uma novidade para todos nós, o que talvez exija uma reflexão dupla sobre a forma como vamos argumentar, nos expor e colocar nossas posições.” O presidente também parabenizou os Engenheiros de Minas pelo seu dia, celebrado na mesma data.

Em seguida, o Eng. Rigatto falou sobre a reunião da Diretoria do Conselho, ocasião na qual foram discutidos auditorias internas, mudanças na estrutura organizacional e o regimento interno. Quanto às eleições para a escolha de representantes dos regionais e do Confea (então com a data prevista em 15 de julho), o Eng. Rigatto informou de questões judiciais questionando a sua realização, mas reafirmou a posição de obediência ao órgão maior, mesmo com preocupações em relação à pandemia do novo coronavírus.

“As urnas e o material de proteção foram despachados, o pessoal foi treinado. Nossos serviços foram declarados pela lei como essenciais", destacou.

Com relação à situação financeira do CREA-RS, apresentou o relatório de junho, mostrando o impacto econômico-financeiro da pandemia e proposições para o seu enfrentamento. Além disso, com o teletrabalho, o Eng. Rigatto afirma que foram recebidos elogios de produtividade e eficiência na comunicação através do uso das tecnologias, e que o CREA-RS está funcionando com regularidade.

Em seguida, o coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RS (Coema), Geól. Leandro Leal de Leal, informou sobre a última reunião do grupo, ocorrida no dia 23 de junho, que contou com a presença do Geól. Sérgio Cardoso, vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Gravataí. Na ocasião, o vice-presidente convidou a Coema a aderir ao Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica, ressaltando o papel fundamental do CREA-RS, no intuito de ajudar na construção da execução desse programa, convite que também se estende aos profissionais dessa bacia.

Segundo o Geól. Leal, o convite vai de encontro à proposta da Coema, e o programa terá a participação do Ministério Público, do Governo Federal, do Governo Estadual e de órgãos licenciadores e de fiscalização, tanto municipais quanto estaduais.

O conselheiro Luiz Antonio Ratkiewicz, coordenador da Comissão de Renovação do Terço, falou sobre a análise de processos de instituições de ensino e de entidades de classe. O conselheiro demonstrou preocupação com o Plenário, que já tem 121 cadeiras ocupadas. Com a chegada de novas entidades, algumas cadeiras terão de ser cedidas.

Por fim, o Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto, coordenador da Comissão Eleitoral Regional do RS (CER-RS), leu uma carta assinada pelos membros da comissão, com indignações em realizar as eleições no então 15 de julho. Na carta, os membros ressaltam o elevado número de casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul; o adiamento das eleições municipais; o fato de que ainda não havia pandemia quando o processo eleitoral se iniciou; e que todos os membros da CER pertencem ao grupo de risco, assim como diversos conselheiros. A CER solicitou ainda que houvesse a indicação de outros membros suplentes para comporem a Comissão, mas na Plenária ninguém se candidatou, mantendo, assim o mesmo grupo.

Por fim, num posicionamento favorável à CER, os conselheiros decidiram na Plenária pela comunicação à CEF de que se a eleição for realizada virtualmente, os membros suplentes retornarão.