Notícia

Profissionais da Área Agronômica aprovam "Carta de São Paulo"


Workshop ocorreu dias 18 e 19 de junho, reunindo autoridades da área. Créditos: Arquivo CREA-RS

Encerrado o 1º Workshop da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia do Sistema Confea/Creas, em São Paulo. O evento reuniu representantes das Câmaras Especializadas de Agronomia de todos os CREAs e foi realizado na sede Angélica do CREA paulista. Ao finalizar os trabalhos, os profissionais da área agronômica aprovaram o texto final da "Carta de São Paulo" - documento que sintetiza o pensamento da categoria e cobra uma posição mais enérgica do Sistema e das autoridades com relação aos problemas e dificuldades enfrentados pelo setor.
Durante dois dias, cerca de 100 profissionais de todo o País participaram do workshop que tratou da análise da legislação afeta as Atividades Agropecuárias, durante o encontro da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Agronomia do Sistema Confea/Creas no Espaço Técnico-Cultural do CREA-SP, à Avenida Angélica, na capital paulista. Os especialistas fizeram uma análise da legislação para obtenção de licenças ambientais e agropecuárias, tratamento de resíduos sólidos e efluentes e a importância da participação de profissionais legalmente habilitados para emissão de laudo sobre estas questões.
O evento foi uma realização da Coordenação Nacional das Câmaras de Agronomia do Sistema Confea/Creas, com apoio do CREA-SP.
Para o Coordenador Nacional das Câmaras de Agronomia, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, o Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-SP “Matou no peitou, colocou no chão e marcou um gol de placa”. Juarez utilizou o jargão esportivo para registrar a dedicação do Eng. Agr. Daniel A. Salati Marcondes. “ Esse encontro era para ser realizado no Rio de Janeiro. Quando soubemos que não seria possível, entramos em contato com o CREA-SP que prontamente nos atendeu. Por isso somos gratos ao Conselho paulista e ao Daniel”.
Juarez lembrou  que a ideia do desenvolvimento sustentável está inserida no Encontro que se realiza em São Paulo. Explicou também que os profissionais discutiram e aprovaram um documento que recebeu o nome de “Carta de São Paulo” com um resumo do pensamento de todos.
O presidente do CREA-SP, Eng. Francisco Kurimori, em seu discurso, contou que, ao longo da sua vida, cresceu com a visão dos problemas da agricultura e com as transformações que a sociedade enfrentou, inclusive de conceitos. “É importante que o pensamento de vocês seja posteriormente encaminhado para os nossos políticos, os nossos legisladores. Estamos organizando a sociedade e combatendo o bom combate”. Ele também explicou que esta é a terceira revolução. “ A primeira foi a Política, com os anos da ditadura e que ajudamos a vencer; a segunda foi a revolução econômica – essa também todos nós ajudamos a vencer e agora temos a Revolução Moral. Para essa revolução nós precisamos do envolvimento de todos os profissionais, pois não podemos permitir que os recursos públicos não sejam bem utilizados. Só assim teremos um Brasil melhor para as próximas gerações”.
Para o Eng. José Levi Montebello, presidente da CONFAEAB, que neste ano está completando 39 anos de formado, é preciso reconhecer o valor do profissional da agronomia: “Me dei conta de que apesar de tanto tempo, ainda não demos ao agricultor, ao agrônomo, o tratamento que ele precisa e merece. Me assusta a pouca evolução que ocorreu quando o foco central é o Engenheiro Agrônomo. Infelizmente, ainda não conseguimos cumprir a nossa missão e por isso estamos perdendo a identidade”.
O Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-SP, Eng. Agr. Daniel A. Salati Marcondes, ficou satisfeito o resultado do encontro de São Paulo que recebeu os Coordenadores de todas as regiões do Brasil e até representantes do Ministério da Agricultura. “Nós temos uma responsabilidade muito grande em tratar as questões da agronomia linkadas com a responsabilidade social. Isso está presente nesse encontro, aqui em São Paulo e por isso nós estamos todos muito satisfeitos”.
Fonte: CREA-SP
 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: