Notícia

Município de Santana do Livramento completa 198 anos


Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 30 de julho, o município de Santana do Livramento completa 198 anos de criação. A cidade faz parte da Região da Campanha do Rio Grande do Sul e situa-se na fronteira do Brasil com o Uruguai; do outro lado da divisa, situa-se Rivera. É o segundo maior município gaúcho. Destaca-se pela pecuária e pela produção de arroz e soja. É um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul.
Santana do Livramento foi declarada pelo governo brasileiro, em 2009, como cidade-símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercosul.

O CREA-RS possui a Inspetoria de Santana do Livramento, localizada na rua 13 de Maio, que abrange os municípios de Quaraí e Santana do Livramento, atendendo cerca de 356 profissionais. Conta com a atuação da funcionária administrativa Janeth Correia e do agente fiscal João Alberto Castro, assim como com a representação dos inspetores chefe Eng. Civ. Johni Suarez Acosta, secretário Eng. Mec. Jorge Luiz Rodriguez Basaldua e tesoureiro Eng. Agr. Leonardo Antonio Perez Rissotto.
 
CURIOSIDADES
·      Em 1912, passou a ter a primeira estação de trem do Brasil com tráfego internacional, entre Sant'Ana do Livramento e Rivera. Os trens ligavam Rio de Janeiro e São Paulo a Montevidéu e Buenos Aires.
·      Embora desativada, ainda recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico por onde passou até mesmo o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt.
·      No município, situa-se o Parque Internacional, símbolo de integração das cidades de Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Más Hermana de Todas Las Fronteras del Mundo.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: