Em outubro, evento reunirá CREA-RS e representantes de Instituições de Ensino

Em outubro, o CREA-RS reunirá coordenadores das universidades e faculdades das Engenharias, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia em um grande evento para debater temas comuns do Conselho e instituições de ensino e que afetam os futuros profissionais.

Qual é a responsabilidade na formação e habilitação de profissionais de nível superior? Qual é o limite da capacidade técnica dos egressos de cursos de nível superior? Qual o impacto das alterações na formação profissional de nível superior nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea? Estes são alguns dos questionamentos que pretendem ser respondidos.

Marcado para 13 de outubro, o evento - a ser realizado por videoconferência - vai reunir coordenadores dos cursos das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea de institutos, faculdades, universidades de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

PALAVRA DA COORDENAÇÃO DO EVENTO
Prezados colegas professores,
Gostaria de convidá-los a participar do primeiro encontro do CREA-RS com coordenadores dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geologia , Geografia e Meteorologia.
O evento será uma oportunidade para a integração das nossas universidades, que formam e capacitam técnica e cientificamente milhares de profissionais a cada ano, com o Conselho que os habilita para o exercício das profissões que cada um escolheu.
As profissões regulamentadas têm nas Universidades e nos Conselhos Profissionais os entes mais importantes, cujas atuações têm autonomia inviolável, garantidas pela Constituição Brasileira e nas respectivas leis.
A autonomia de cada um é salutar e benéfica numa sociedade democrática e não está sujeita a questionamentos de qualquer natureza. Mas integração, interação e ações conjuntas, colaborativas, pró-ativas, são muito bem-vindas, afinal, ambos tem o foco de suas ações num mesmo universo de pessoas, e têm como objetivo final formar e habilitar bons profissionais para atenderem as demandas e as necessidades da sociedade em praticamente todos os seus setores.
A cooperação entre Instituições de Ensino e CREA trará benefícios a estudantes, profissionais e sociedade em geral. Precisamos dialogar.  O encontro que estamos organizando é uma excelente oportunidade para isso.
Conto com a participação de todos os colegas, coordenadores e coordenadoras de curso. Um grande abraço e até outubro!
Geól. Antônio Pedro Viero – Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-RS