Notícia

Vem aí o Encontro de Coordenadores de Curso da Engenharia e da Agronomia


Créditos: Arquivo CREA-RS

Qual é a responsabilidade na formação e habilitação de profissionais de nível superior?  Qual é o limite da capacidade técnica dos egressos de cursos de nível superior? Qual o impacto das alterações na formação profissional de nível superior nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea?

São alguns dos questionamentos que dominam as conversas dos representantes das instituições de ensino. Este debate importante levou o CREA-RS, por meio das Comissões de Educação e Atribuições Profissionais (CEAP) e Coordenadores de Câmaras Especializadas (CCCAM ) a promover um evento que reunirá, pela primeira vez no Estado, representantes das Universidades e do Conselho de Classe: o Encontro com Coordenadores de Cursos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.


Marcado para 13 de outubro, o evento - a ser realizado por videoconferência -, vai reunir coordenadores dos cursos das áreas abrangidas no leque do Sistema Confea/Crea de Institutos, faculdades, universidades de todo o Estado do Rio Grande do Sul.


Para o coordenador da CEAP, Geólogo Antônio Pedro Viero, a integração entre as instituições participantes é o principal objetivo do evento. “As profissões regulamentadas têm nas Universidades e nos Conselhos Profissionais os entes mais importantes, cujas atuações têm autonomia inviolável porque garantidas pela Constituição Brasileira e nas respectivas leis. Mas integração, interação e ações conjuntas, colaborativas e pró-ativas, são muito bem-vindas, afinal, ambos tem o foco de suas ações num mesmo universo de pessoas, e têm como objetivo final formar e habilitar bons profissionais para atenderem em alto nível as demandas e as necessidades da sociedade em praticamente todos os seus setores.” 

PALAVRA DA COORDENAÇÃO DO EVENTO
Prezados colegas professores,
Gostaria de convidá-los a participar do primeiro encontro do CREA-RS com coordenadores dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geologia , Geografia e Meteorologia.
O evento será uma oportunidade para a integração das nossas universidades que foram e capacitam técnica e cientificamente milhares de profissionais a cada ano e com o nosso Conselho que habilita esses tantos engenheiros, agrônomos,  geólogos, geógrafos para exercício das profissões que cada um escolheu.
As profissões regulamentadas têm nas Universidades e nos Conselhos Profissionais os entes mais importantes, cujas atuações têm autonomia inviolável porque garantidas pela Constituição Brasileira e nas respectivas leis.
A autonomia de cada um é salutar e benéfica numa sociedade democrática e não está sujeita a questionamentos de qualquer natureza. Mas integração, interação e ações conjuntas, colaborativas, pró-ativas, são muito bem-vindas, afinal, ambos tem o foco de suas ações num mesmo universo de pessoas, e têm como objetivo final formar e habilitar bons profissionais para atenderem em alto nível as demandas e as necessidades da sociedade em praticamente todos os seus setores.
A cooperação entre a Universidade e o CREA só pode trazer benefícios a estudantes, profissionais e a sociedade em geral, de modo que precisamos estar juntos em parceria e harmonia. Precisamos dialogar.  O encontro que estamos organizando é uma excelente oportunidade para isso.
Conto com a participação de todos os colegas, e colegas, coordenadores e coordenadoras de curso. Um grande abraço e até outubro!
Antônio Pedro Viero – Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-RS

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: