Chamada pública seleciona propostas de inovação para o SUS

Pesquisadores interessados em propor inovações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado de São Paulo, têm até 10 de setembro para apresentar projetos de tecnologia voltados para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

A chamada pública lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa apoiar atividades de pesquisa mediante o aporte de recursos financeiros a projetos que promovam o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde.

As propostas aprovadas serão financiadas conforme convênio firmado entre a Fapesp e o CNPq. Os projetos, com até 24 meses de duração, receberão o valor máximo de R$ 200 mil.

A iniciativa é exemplar por prever a linha de pesquisa “Tecnologia e inovação no SUS no contexto da pandemia de covid-19”, segundo avaliação do conselheiro federal, eng. civ. João Pimenta. “É fundamental dar incentivo aos pesquisadores, especialmente neste momento de pandemia, em que muitos perderam a motivação”, destaca, ao pontuar que chamadas públicas funcionam como oportunidade para os engenheiros divulgarem pesquisas, conectarem teoria e prática, terem o trabalho reconhecido financeiramente e mais que isso: contribuírem ativamente para a melhoria da estrutura e prestação de serviços do setor público. “Não podemos deixar que boas iniciativas morram. Elas devem, sim, ser prestigiadas e propagadas”, acrescenta.

Cooperação técnica
Nessa mesma linha, o Confea estuda acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde focado em ações de combate ao coronavírus. O plano de trabalho prevê a participação de profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea no programa Mais Respiradores, cujo objetivo é reparar equipamentos hospitalares, e será analisada a adoção de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) Social em obras e serviços que integrem a infraestrutura de combate à covid-19. “A ART de baixo custo irá ajudar a minimizar os gastos no controle da doença”, comenta o conselheiro. Além disso, a parceria irá viabilizar intercâmbio de informações e tecnologias entre as duas instituições, com previsão de oferta de cursos de atualização no segmento de saúde para os profissionais do Sistema. Espera-se também o fortalecimento do diálogo sobre as demandas do SUS para o ramo da Engenharia.

A proposta de cooperação já foi deliberada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e será levada ao plenário federal, como adianta João Pimenta, que é coordenador da comissão. Após aprovação, os Creas interessados poderão aderir ao convênio.

Sobre a chamada pública
A convocatória voltada para o SUS abrange três grandes eixos estratégicos:

• Eixo 1 - Redução da morbimortalidade pela covid-19 no Estado de São Paulo
  • Eixo 2 – Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde no contexto da covid-19
  • Eixo 3 – Tecnologia e inovação no SUS no contexto da pandemia de covid-19

Confira o regulamento completo em www.fapesp.br/14383. Dúvidas podem ser enviadas para chamada-ppsus-2020@fapesp.br e sisct@saude.gov.br.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea