Reunião da Comissão de Renovação do Terço pauta número de assentos no Plenário do CREA-RS

Comissão de Renovação do Terço em videoconferência. Créditos: Arquivo CREA-RS

Conselheiros que compõem a Comissão de Renovação do Terço, responsável pelo processo de renovação do plenário com a finalidade de estabelecer a composição do ano subsequente, se reuniram por meio de videoconferência na manhã de quinta-feira (20).

A principal pauta foi a composição proporcional dos assentos com a redução dos números de conselheiros para 2021 aprovada na Plenária Ordinária n. 1.804. O número passa de 121 para 117 conselheiros representantes de Entidades de Classe (EC) e Instituição de Ensino (IE).

Para dar início à reunião, que definiu quais Entidades de Classe renovarão assentos, do Núcleo de Apoio ao Plenário, o funcionário Rodrigo Soares apresentou e explicou as tabelas com os números de profissionais registrados por modalidades, assim como das entidades de classe com registro e com associados optantes por serem por elas representados em seu cadastro junto ao CREA-RS.

São por estes números, junto às IEs com registro, que é feito o cálculo de representatividade proporcional de cada Câmara e entidade de classe no Plenário. “Profissionais podem optar por modalidade de Câmara e por entidade em seu cadastro”, explicou Rodrigo.

Foi destacado que muitos profissionais associados a entidades de classe estão sem indicação em seu registro. Dos 22.532 profissionais vinculados a ECs, menos da metade marcou sua associação, apenas 10.190. “É preciso incentivar os colegas a anotarem a sua entidade no Sistema para termos uma planilha mais próxima da realidade”, destacou o coordenador da Comissão, o Eng. Mecânico Luiz Antônio Ratkiewicz.

Também foi ressaltada na reunião a criação de dispositivos para que não haja um crescimento anual do Plenário do CREA-RS. “Entidades novas podem se habilitar, novas instituições de ensino serem criadas, com o avanço da Engenharia. Tudo isso impacta no aumento do Plenário. Está na hora de novos critérios para o número de conselheiros no CREA-RS para encaminhar ao Confea e alteração no regulamento”, explanou o Eng. Civil Maércio de Almeida Flores Cruz, destacando a ideia de todo o grupo.

Composição 2021
O segundo relatório da Comissão de Renovação do Terço (CRT) passará pela avaliação da Plenária do CREA-RS e após será encaminhado ao Confea. O trabalho do grupo foi elogiado pelo coordenador. “Estou cercado de profissionais que conseguem, dentro de suas diferenças, construir o consenso, que é o que precisamos dentro do Conselho. Se mantivermos alguns desse grupo ano que vem, podemos dar continuidade a essas ideias. A gente sabe que não é a receita correta aumentar o Plenário”, ressaltou. Finalizou afirmando mais uma vez a produtividade do encontro. “Trabalhamos em prol do nosso Conselho.”

Além dos citados, participaram da reunião os conselheiros Eng. Civil Norberto Inácio Scherrer, Eng. de Seg. do Trab. Roselaine Cristina Mignoni, Eng. Eletricista Luciano Hoffmann Paludo, Eng. Florestal Guilherme Reisdorfer, Eng. Química Cibele Elaine Vencato; e Maríndia Girardello, do  Núcleo de Apoio ao Plenário.