40 anos da Inspetoria de Santo Ângelo

Fundada em 5 de setembro de 1980, a Inspetoria de Santo Ângelo completa 40 anos de instalação. A sede atual foi inaugurada em 22 de setembro de 1998.

A inspetoria de Santo Ângelo atende como área de fiscalização mais outros 9 municípios vizinhos, totalizando com a sede regional 10 municípios. São cerca de 800 profissionais registrados nos municípios que compõem esta Inspetoria, nas diversas modalidades de engenharia.

Os atuais inspetores são Engenheiro Mecânico - Máquinas e Ferramentas Valmir Antunes Ribas, chefe; Engenheiro Civil José Carlos Freire Ferraz, secretário; e Engenheiro Eletricista Rubilar do Nascimento Ferreira, tesoureiro.

Na Inspetoria atuam o agente fiscal Amâncio Renato Souza Nascimento, com 26 anos de CREA-RS, e o assistente administrativo Telmo Klein, desde outubro de 2006. Segundo eles, a experiência imposta pela pandemia da Covid-19 tem sido muito desafiadora, pelo impedimento do atendimento presencial, mas possibilitou a abertura de novas experiências, sejam tecnológicas, como da forma de atendimento de profissionais, empresas e sociedade em geral.

Ressaltam também que os profissionais foram compreensivos com algumas dificuldades do atendimento não ser presencial. Mas citam que o uso de tecnologias possibilitou o deferimento de requerimentos dos profissionais com maior agilidade. O atendimento se mantém às demandas de expedientes diários, como registros, alterações ou outros processos protocolizados.

As inspetorias são de fundamental importância, agregando proximidade de todos os profissionais, empresas e a comunidade em geral. “Podemos dizer que esse contato direto é um grande facilitador que, por muitas vezes, pendências cartoriais e dúvidas são minimizadas às demais instâncias. É importante que haja inspetorias em todo o Rio Grande do Sul, mais próximas do profissional, seja tanto para interesse deste e empresas, como pela fiscalização”, explica o inspetor-chefe Engenheiro Mecânico - Máquinas e Ferramentas Valmir Antunes Ribas.