Vem aí o Encontro com Coordenadores de Curso da Engenharia e da Agronomia

Qual é a responsabilidade na formação e habilitação de profissionais de nível superior?  Qual é o limite da capacidade técnica dos egressos de cursos de nível superior? Qual o impacto das alterações na formação profissional de nível superior nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea?

São alguns dos questionamentos que dominam as conversas dos representantes das instituições de ensino. Este debate importante levou o CREA-RS, por meio das Comissões de Educação e Atribuições Profissionais (CEAP) e Coordenadores de Câmaras Especializadas (CCCAM ) a promover um evento que reunirá, pela primeira vez no Estado, representantes das Universidades e do Conselho de Classe: o Encontro com Coordenadores de Cursos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Marcado para 13 de outubro, o evento - a ser realizado por videoconferência - vai reunir coordenadores dos cursos das áreas abrangidas no leque do Sistema Confea/Crea de Institutos, faculdades, universidades de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Para o coordenador da CEAP, Geólogo Antônio Pedro Viero, a integração entre as instituições participantes é o principal objetivo do evento. “As profissões regulamentadas têm nas Universidades e nos Conselhos Profissionais os entes mais importantes, cujas atuações têm autonomia inviolável porque são garantidas pela Constituição Brasileira e nas respectivas leis. Mas integração, interação e ações conjuntas, colaborativas e proativas, são muito bem-vindas, afinal, ambos têm o foco de suas ações num mesmo universo de pessoas, e têm como objetivo final formar e habilitar bons profissionais para atenderem em alto nível às demandas e às necessidades da sociedade em praticamente todos os seus setores.”

PALAVRA DA COORDENAÇÃO DO EVENTO
Prezados colegas professores,
Gostaria de convidá-los a participar do primeiro encontro do CREA-RS com coordenadores dos cursos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.
O evento será uma oportunidade para a integração das nossas universidades que foram e capacitam técnica e cientificamente milhares de profissionais a cada ano e com o nosso Conselho que habilita esses tantos engenheiros, agrônomos,  geólogos, geógrafos para o exercício das profissões que cada um escolheu.
As profissões regulamentadas têm nas Universidades e nos Conselhos Profissionais os entes mais importantes, cujas atuações têm autonomia inviolável porque garantidas pela Constituição Brasileira e nas respectivas leis.
A autonomia de cada um é salutar e benéfica numa sociedade democrática e não está sujeita a questionamentos de qualquer natureza. Mas integração, interação e ações conjuntas, colaborativas, pró-ativas, são muito bem-vindas, afinal, ambos tem o foco de suas ações num mesmo universo de pessoas, e têm como objetivo final formar e habilitar bons profissionais para atenderem em alto nível as demandas e as necessidades da sociedade em praticamente todos os seus setores.
A cooperação entre a Universidade e o CREA só pode trazer benefícios a estudantes, profissionais e a sociedade em geral, de modo que precisamos estar juntos em parceria e harmonia. Precisamos dialogar.  O encontro que estamos organizando é uma excelente oportunidade para isso.
Conto com a participação de todos os colegas, e colegas, coordenadores e coordenadoras de curso. Um grande abraço e até outubro!
Antônio Pedro Viero – Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do CREA-RS

CREA-RS: O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da  Agronomia, da  Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Hoje conta com São 44 Inspetorias da Autarquia atuando no Estado, além de sua sede, na cidade de Porto Alegre.
O Conselho atinge, atualmente, aproximadamente 80 mil registros de profissionais e 15 mil de empresas das áreas da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Química, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal e Engenharia Química.