Onyx Lorenzoni apresenta o programa “Brasil em Campo” para presidentes de Creas

Com lançamento previsto para o próximo dia 23, o programa “Brasil em Campo”, um dos prioritários do governo federal, foi o destaque do diálogo mantido na manhã desta quarta-feira (9), entre o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e os presidentes de Creas, reunidos por videoconferência durante a abertura da 4ª reunião ordinária do colegiado.
Coordenados pelo eng. agr. Ari Geraldo Neumann, presidente do Crea-SC, o início dos trabalhos da 4ª reunião foi acompanhado por cerca de 60 participantes, entre os presidentes de Creas o Eng. Agr. Paulo Rigatto (RS), do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, no exercício do cargo, e também Cláudio Calheiros, eng. agr., que responde pelo exercício  do cargo de presidente da Mútua, caixa de assistência, além de assessores parlamentares, jurídicos, administrativos e assistentes técnicos do Sistema Confea/Crea.
Médico veterinário por formação profissional e licenciado do cargo de deputado pelo DEM-RS, Onyx foi assessorado por dois membros de sua equipe, o engenheiro Gustavo Zanif Frayha, e Renata Magalhães Dias, da área de marketing.
Ao dar as boas-vindas ao ministro da Cidadania, Osmar lembrou que há 15 dias começaram as tratativas para a elaboração de um acordo de cooperação entre o Confea e o Ministério para que o Sistema, por meio dos Creas, indique profissionais que possam fiscalizar as obras do Programa “Brasil em Campo” que será instalado nas cinco regiões do país.

Esporte e convívio social
Ao se dirigir às lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, Onyx detalhou o projeto que compreende a construção de “arenas poliesportivas que permitirão a prática de esportes e a descoberta de  novos talentos, além do convívio social” .
O ministro adiantou que já foram feitas chamadas públicas para empresas de engenharia que têm sistemas construtivos para atender requisitos como a entrega em 90 dias – a partir do início da construção – de módulos de quadras poliesportivas contendo campos de futebol com dimensões oficiais, espaços para futevôlei, vôlei, basquete, natação e lazer, entre outros itens de infraestrutura, como acessibilidade, banheiros, aproveitamento da água da chuva, rede de esgoto e iluminação fotovoltaica.

Inovação e parceria
“Essas quadras serão  instaladas em terrenos de 22 mil metros quadrados, a serem cedidos pelo município, construídas pelo governo federal e administradas pela iniciativa privada”, disse o ministro, segundo o qual, “esse é o ponto inovador do Programa Brasil em Campo, a parceria entre União, municípios e gestão privada” .
Baseado em pesquisas que dão conta de que cerca de 100 milhões de brasileiros têm vida sedentária e que 6 em cada 10 escolas públicas não têm área para atividade física: “O Programa precisa que engenheiros acompanhem e fiscalizem as obras. É esse o objetivo do acordo de cooperação a ser assinado entre o Confea e o Ministério da Cidadania”, afirmou o ministro, que completou: “Dessa forma, teremos tranquilidade de ter um profissional acompanhando essa mecânica que estamos construindo para termos obras de alta qualidade” .
Para o ministro, “essa é uma maneira de dar grau de eficiência ao setor público”.
Ao elogiar a iniciativa do Confea em trazer um ministro de Estado para falar ao colegiado, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, disse que “o encontro representa um divisor de águas na relação do Sistema Confea/Crea e o Poder Executivo”.
“A necessidade de se respeitarem as características de solo e clima de cada localidade, onde o Programa Brasil em Campo será instalado, assim como a participação de empresas locais", foram destacadas por diversas lideranças do Sistema que se manifestaram apoiando a iniciativa.
O presidente do Crea-GO, Francisco Almeida, eng. agr., por sua vez, disse que "o Crea de Goiás participa do Programa Destrava Brasil, e um dos motivos da paralisação de obras públicas é que os projetos foram feitos sem considerar cada local onde seria construído".
Ao se dirigir aos participantes da abertura da 4ª reunião do Colégio de Presidentes de Creas, Osmar Barros Jr. disse que “ tem sido incansável o trabalho de aproximação com ministérios, como o da Educação, Desenvolvimento Regional, Saúde e, agora, o ministério da Cidadania".
Confea