Notícia

Dia 20 de setembro é comemorado o Dia dos Engenheiros Químicos


Créditos: Arquivo CREA-RS

O dia 20 de setembro é a data em que se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Engenheiro Químico. No Rio Grande do Sul, são 2.080 os profissionais registrados no Conselho. As Engenheiras e os Engenheiros Químicos trabalham com a extração de matérias-primas e com a transformação físico-química de materiais para o desenvolvimento dos mais diversos produtos de nosso dia-a-dia.


Ele pode atuar, por exemplo, no sistema de tratamento de gases e líquidos em uma indústria de fertilizantes, desenvolver novas tecnologias para a produção de pisos cerâmicos, supervisionar o processo produtivo de medicamentos, planejar a construção de uma usina de mineração e muito mais.

O mercado de trabalho para um engenheiro químico é bastante amplo. Isto se deve ao fato do engenheiro químico trabalhar basicamente com processos de industrialização, ou seja, na fabricação de praticamente todo tipo de produto.

O engenheiro químico projeta, constrói e opera plantas industriais. Também desenvolve e supervisiona os processos de fabricação de produtos nas indústrias dos mais diversos tipos, como por exemplo:

    - Alimentícia
    - Farmacêutica
    - De papel e celulose
    - De tintas e vernizes
    - Petroquímica
    - De Biotecnologia
    - De polímeros
    - Cosmética
    - De Materiais de Construção
    - Têxtil
    - De Produtos de Limpeza

 
No Brasil, a profissão é legalizada por meio da Lei Federal nº 5.194, de 24 dezembro de 1966.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: