Notícia

3.526 profissionais participam das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua e elegem os gestores do RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 1 de outubro, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua foram as urnas para eleger seus representantes que estarão à frente em diversos cargos no seu Conselho profissional. Neste ano, houve um aumento de 50% de eleição de mulher na presidência dos Creas.


Com 3.526 votantes, o Rio Grande do Sul elegeu a Eng. Ambiental Nanci Walter para presidir o CREA-RS gestão 2021-2023. Além de ser a primeira mulher em 86 anos a presidir o Conselho gaúcho, a Eng. Nanci fez história ao se tornar a primeira Engenheira Ambiental como presidente em todo o Sistema Confea/Crea.


Ex-coordenadora da Inspetorias, a Eng. Nanci recebeu 1.200 votos. O segundo colocado, Engenheiro Mecânico Alexandre Wollmann, ficou com 829 votos. Em terceiro lugar, o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, com 697 votos; em quarto, a candidata Alice Scholl, com 480 votos; e em quinto Eng. Agrônomo Ivo Lessa, com 286.

A presidente eleita do CREA-RS começou também agradecendo a todos os colegas pelo voto de confiança que estiveram ontem, durante todo o dia, se dirigindo as inspetorias e à sede do Conselho.  Aproveitou para registrar algumas de suas principais propostas para a nossa gestão, como a de promover uma aproximação entre o Conselho, por meio de conselheiros, com as universidades.

“Nós precisamos ser mais proativos nessa questão da revisão das atribuições, eu acompanhei isso muito enquanto coordenadora das Inspetorias. Também vamos dar continuidade à reforma nas inspetorias e na sede. O recurso que nós batalhamos na gestão passada, vamos dar seguimento, assim como os outros projetos que estão dando certo. Nós vamos aproveitar essas experiências. Vamos investir na nossa TI, pois com a pandemia tivemos que nos reinventar e a importância da tecnologia ficou ainda mais clara. Vamos implementar a nova ART de uma forma mais rápida. Então, nós teremos bastante novidade aí para todos. Conto com o apoio de todos, vamos ter muito trabalho pela frente”, adiantou.

Resultado final homologado pela CER/RS


Para presidente do Conselho Federal (Confea), o mais votado no Rio Grande do Sul, com 1.317 votos, foi o Eng. Civil Joel Krüger, atual presidente do Confea.

Mais uma mulher foi eleita para um dos cargos das eleições 2020. Neste ano, o Rio Grande do Sul elegeu, com 1.799 votos, a conselheira federal – modalidade Agronomia, Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha, com seu suplente Engenheiro Agrônomo Luiz Claudio Ziulkoski.

Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha,

A nova conselheira federal também agradeceu a toda a  comunidade profissional do Rio Grande do Sul, que atuaram fortemente no dia das eleições, participando do processo eleitoral indo às urnas nas Inspetorias e na sede, em Porto Alegre.

Agradece a todos pelos votos que receberam nas 44 Inspetorias e na sede e aos profissionais do CREA que não mediram esforços em proporcionar uma eleição segura neste tempo de pandemia, assim como os fiscais dos candidatos, que são profissionais do Sistema. "Reiteramos nosso compromisso como conselheira federal pelo Rio Grande do Sul em honrar e valorizar todas as nossas propostas de trabalho sempre visando a melhoria do sistema, a valorização das entidades de classe e das inspetorias, que mais do que nunca mostraram a sua união, o seu esforço e o seu firme propósito de fortalecer o CREA-RS", aponta.

Agradeceu ainda a todos os candidatos pela proatividade e parabenizar os gestores eleitos. "Estamos orgulhosos do Sistema que, mesmo em tempo de pandemia, demonstraram para a sociedade que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências estão unidas para proporcionar a segurança dos trabalhos preconizados pelo nosso Conselho", finalizou, exaltando a união de todos.

Para o diretor-geral da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS foi eleito o Geólogo e Eng. Seg. do Trabalho Pablo Souto Palma, com 1.589 votos e para Diretor Administrativo da Mútua, o Eng. Civil Gilmar Piovesan, com 3.015 votos.

No vídeo a seguir o diretor geral da Mútua, reeleito, com 1.589 votos, nas eleições do dia 1 de outubro, fala aos profissionais:



PROCESSO NO RIO GRANDE DO SUL

Eleição na sede do CREA-RS, em Porto Alegre, com todos os protocolos de segurançaNo Rio Grande do Sul, com 44 Inspetorias, inclusive uma na Capital gaúcha, o CREA-RS se preparou para preservar a saúde da comunidade profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências e dos colaboradores durante o pleito eleitoral. Foi aplicado o protocolo sanitário recomendado pelas autoridades de Saúde, como o uso obrigatório de máscaras e protetores faciais, pelos mesários. Já os eleitores tiveram as mãos higienizadas com álcool gel 70%, além de obedecerem ao distanciamento mínimo, seguindo demarcações visuais. Para as pessoas do grupo de risco foram dedicados horários preferenciais.

As Eleições são conduzidas pelas Comissões Eleitorais Federal e Regionais, que atuam como órgãos decisórios, deliberativos, disciplinadores, coordenadores, consultivos e fiscalizadores do processo eleitoral no âmbito de suas circunscrições. As Comissões Eleitorais são compostas por cinco conselheiros e igual número de suplentes, todos no exercício da titularidade da função.

Previstas para serem realizadas no dia 01 de junho, as eleições foram prorrogadas para 01 de outubro devido à pandemia que assolou o País, exigindo o distanciamento social e a proibição de eventos públicos.  Foi um processo mais demorado do que o esperado, exigindo dos candidatos maior tempo de licença e a descoberta de novas formas de divulgação de suas candidaturas. Muitos encontraram nas lives, promovidas pelas entidades ou pelos próprios candidatos, uma ferramenta para conversar com os profissionais.



De acordo com o Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente no exercício da Presidência, o pleito transcorreu com tranquilidade em todas as Inspetorias e sede. “Em uma votação em plena pandemia, um dia chuvoso no Rio Grande do Sul todo, e nós superamos os 3,5 mil votantes de um público de 46 mil aptos a votar”, destacou.

Agradeceu os profissionais que participaram, os candidatos que concorreram ao pleito e os funcionários que estiveram a serviço do processo eleitoral. “Gostaria de cumprimentar a Eng. Nanci Walter, que foi vitoriosa no nosso pleito, e, sobretudo, agradecer a nossa chamada de que houvesse uma participação efetiva na votação de ontem. Quero dizer que este número supera todas as eleições anteriores em número de participantes, o que nos leva a crer que, se não fossem as dificuldades que nós tivemos, nós teríamos uma participação ainda maior. Então, gostaria de cumprimentar os vencedores e fazer um agradecimento muito especial à dedicação da nossa Comissão Eleitoral (CER-RS) neste pleito e, sobretudo, à nossa força de trabalho do CREA, sempre muito dedicada, atenciosa e comprometida com o Conselho’, ressaltou.

coordenador das Inspetorias do CREA-RS, Eng. Marcos Antônio Kercher“Dever cumprido”, destaca o coordenador das Inspetorias do CREA-RS, Eng. Marcos Antônio Kercher, além de agradecer a cada inspetor, funcionário (a) das inspetorias, representantes das Zonas das Inspetorias, conselheiro representantes das entidades de classe, entidades de classe, mesas eleitorais das Inspetorias e Comissão Eleitoral Regional (CER-RS). “Meu muito obrigado pelo excelente trabalho e empenho de todos, mostramos que podemos fazer uma eleição sem desafetos, sem julgar e sim com união e muito trabalho. Agradeço de coração a todos! Espero que todos tenham atingido de alguma forma a sua meta. Com um intuito de melhorar nosso Conselho e dar mais representatividade, mostrando aos diversos profissionais que somos uma classe unida e batalhadora”.

Em sua manifestação, o coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Jorge Köche, diz que mede as coisas através da régua que usa para a sua vida. Sendo assim, entende que a dedicação de inspetores, membros de comissões, presidentes de entidades, CDER, conselheiros e diretoria tem um fundo honorífico louvável. “Retirar horas do convívio familiar e de trabalho para se dedicar aos profissionais é algo que deve ser prazeroso, caso contrário não vale a pena. Quando vemos algo errado que nós incomoda temos duas opções: aceitar ou tentar mudar. É isso que vejo em cada um que assume uma das funções acima descritas. Tentativa de mudar algo que incomoda. Nem sempre conseguimos seguidores, e às vezes até opositores. Mas se o objetivo vale a pena, continuar trabalhando é um princípio. Atravessar períodos ruins é sinal que estamos sendo chamados. Vamos refazer os caminhos do CREA com a força dos profissionais e sobretudo das EC e seus conselheiros”, conclama.



Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: