Notícia

ABNT orienta higienização, na luta contra a Covid-19


Créditos: Arquivo CREA-RS Nova Prática Recomendada tem em foco a limpeza das mãos e superfícies para evitar a transmissão de doenças infecciosas

A pandemia de Covid-19 determinou uma nova rotina para as pessoas dentro de casa, em ambientes de trabalho e locais públicos. Algumas precauções podem fazer uma grande diferença para evitar o contágio pelo coronavírus e outros agentes causadores de infecções.

Em seu esforço para orientar a sociedade, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou mais uma Prática Recomendada, a ABNT PR 1007:2020 - Higienização e antissepsia das mãos e limpeza e desinfecção de superfícies. O documento fornece informações práticas para higienização e antissepsia das mãos, assim como limpeza e desinfecção de superfícies, com o objetivo de evitar a transmissão de doenças infecciosas.

Também traz recomendações sobre limpeza e desinfecção doméstica para famílias em situações de epidemias ou pandemias, como a causada pelo vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

Publicada em 30 de setembro, a PR foi elaborada em cerca de cinco meses, com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação (SBCC).

O curto período de elaboração, por sinal, é uma das características desse novo tipo de documento, que vem mobilizando especialistas na ABNT desde o início da pandemia. Adotando processos mais simples para reunir informações e obter sua aprovação, ganha-se rapidez para entregar à sociedade orientações de qualidade, que traduzem as melhores práticas.

Outras Práticas Recomendadas foram publicadas, alinhadas ao combate à pandemia:

•    ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso
•    ABNT PR 1003:2020 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos - Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto, fabricação e aquisição
•    ABNT PR 1005:2020 - Máscaras cirúrgicas - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso
•    ABNT PR 1006:2020 - Gerenciamento dos resíduos domiciliares de pessoas com covid-19

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria do CREA-RS em Palmeira das Missões completa 35 anos

Imagem de exemplo

Ijuí completa 130 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: