Engenharia de Alimentos: 16 de outubro é dia dos profissionais da área

Créditos: Arquivo CREA-RS

A Engenharia de Alimentos é o ramo da engenharia que engloba os profissionais relacionados com a industrialização de alimentos, seja no desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização.

Este profissional participa desde o início, da pesquisa para novos produtos e seus ingredientes, até a definição das embalagens e armazenagem dos alimentos industrializados prontos. Seleciona a matéria-prima, por exemplo, leite, carnes, peixes, legumes e frutas, definindo, a partir daí, a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens adequadas.

Esse profissional também define e fiscaliza os padrões de controle de qualidade da indústria, testa produtos (cor, sabor, consistência), cria e testa formulações, com o objetivo de determinar o valor nutricional de alimentos produzidos, e até desenvolve novos equipamentos para o mercado. Coordena, ainda, análises realizadas em laboratórios, organizando os métodos e sistemas utilizados para garantir a qualidade das matérias-primas e dos produtos já processados.

Além disso, também acompanha as legislações vigentes a respeito de embalagens e da quantidade de substâncias (nocivas ou não) permitidas em determinado produto.

O Curso de Engenharia de Alimentos foi reconhecido pelo Governo Brasileiro através do Decreto N° 68.644 de 21/05/1971 e seu currículo mínimo foi estabelecido na nova concepção de ensino de Engenharia no Brasil nas resoluções do Conselho Federal de Educação 48/76 e 52/76 e Portaria 1695/94 do Ministério da Educação e dos Desportos.

No CREA-RS são cerca de 400 profissionais registrados.

Parabéns a todos Engenheiros e Engenheiras de Alimentos!