Notícia

Câmaras Especializadas escolhem coordenadores para 2021


Créditos: Arquivo CREA-RS

Após a primeira plenária do ano, ocorreram as reuniões das Câmaras Especializadas, no dia 07/01, das 15h15min às 16h30min. Os conselheiros escolheram os coordenadores titulares e os adjuntos de cada uma das Especializadas.

Para a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química - CEEQ, foram escolhidos o Eng. Químico Marino José Greco e o Eng. Químico Gilson Machado, como adjunto.

“Agradeço aos colegas pela honra de ser escolhido para a coordenadoria desta câmara, que muito trabalha pelos Engenheiros Químicos e contribui para a fiscalização profissional no CREA-RS. Nossa Câmara é muito ativa e este será um ano de 2021 com muito trabalho. A pandemia não nos assusta, estamos habituados em trabalharmos sempre que chamados, junto à fiscalização, à presidência e à diretoria do CREA-RS. Farei o possível para atender às expectativas de todos, obrigado”, disse o Eng. Marino Greco.

Câmara Especializada de Agronomia

Para a coordenação da Câmara Especializada de Agronomia, foram escolhidos a Eng. Agr. Denize Cristina Leite Frandoloso e o coordenador adjunto Eng. Agr. José Luiz Tragnago.

“Ter sido reconduzida de forma unânime na Coordenação da CEAGRO reflete o reconhecimento pelo trabalho feito em 2020 e estou muito feliz. O ano passado foi desafiador. Tivemos de lidar com todas as restrições impostas pela pandemia, em especial com o distanciamento social, e tivemos o aprendizado de ferramentas tecnológicas, reuniões virtuais, adoção do SEI.
A Especializada de Agronomia manteve o ritmo de trabalho, mesmo de forma remota, e os processos e as discussões de pautas foram bem conduzidos. Conseguimos aprovar um anexo à Norma de Fiscalização que faculta assinatura eletrônica nas Receitas Agronômicas e estamos construindo um Manual de Fiscalização da Agronomia.

Existem muitos assuntos a serem debatidos na CEAGRO: atribuição e valorização profissional e fiscalização, estudo à distância, exame de proficiência e integração com órgãos e entidades.

Por fim, como Engenheira Agrônoma há 36 anos, a coordenação da CEAGRO nesse ano ainda "diferente" não será fácil, mas estou comprometida em fortalecer a Agronomia, o Conselho e todo o sistema, orgulhando as mulheres e a minha entidade de classe, a AEAVARP”, disse a coordenadora.

Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
Já na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, eleitos a Eng. Eletricista Nilza Venturini Zampieri e o Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Eduardo de Brito Souto, adjunto.

“Agradeço o apoio e a confiança depositada pelos meus colegas para exercer essa importante coordenação desta importante Câmara e também por poder contribuir com conhecimentos e ações para o nosso CREA-RS. É muito desafiador, mas gratificante poder representar esse grupo de profissionais. Minha expectativa é de possamos realmente trabalhar, contribuir para que a gestão deste CREA e a nossa gestão, na Câmara, possam tornar o CREA representativo como ele realmente é. Nossas expectativas são de pararmos com discussões paralelas que não levam a lugar nenhum e centrarmos nossas ações para que o Sistema Confea/Crea assuma ainda mais sua função de contribuir com os profissionais e com a sociedade.

Estamos em um momento de muitas alterações no sistema, nas legislações. São novas atribuições, cursos EAD, entre outros. Temos que discutir o papel dos representantes do CREA, as normas que nos regem, adequando as obsoletas e temos que nos comprometermos com os profissionais e com a sociedade, pois esse é o nosso papel.  Como eu conheço a grande maioria dos conselheiros da nossa Câmara, tenho certeza de que vamos dar continuação ao trabalho que vem sendo feito. Os colegas da Elétrica também estão comprometidos e querem isto. Junto com eles, com a presidência do CREA-RS e nossas entidades, vamos fazer o possível para cumprirmos com o nosso compromisso que assumimos agora”, disse a coordenadora Eng. Nilza Zampieri.
Câmara Especializada de Engenharia Segurança do Trabalho
Na Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, a coordenadora escolhida foi a Eng. Química e de Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni e como coordenador adjunto, o Eng. Seg. Trab. Fernando Martins Limongi. A Eng. Roselaine foi coordenadora adjunta por dois anos consecutivos e diz que este ano será de muito trabalho.

“Para nós, é um ano bem marcante, porque as normas regulamentadoras foram atualizadas, o que significa mudanças significativas aos profissionais, que precisarão se capacitar. Será, também, um ano puxado em termos de estudo, para poder colocar as empresas em adequação ao que o governo solicita e claro, às normas que garantem o bem-estar da sociedade e do trabalhador. Estaremos à disposição dos nossos profissionais, para ajudá-los dentro do que é possível na nossa Câmara.

Ainda no ano passado, convidamos as comissões de Segurança do Trabalho das Inspetorias para que eles participassem da nossa reunião, a fim de aproximar a CEEST dos profissionais cada vez mais. Ouvir as demandas e sugestões que eles trouxeram foi um passo importante e queremos dar continuidade a isso. Queremos dar continuidade igualmente às conversas com outros conselhos que, dentro das empresas, se comunicam com a Segurança do Trabalho. Estamos fazendo um trabalho que é demorado, mas extremamente necessário. Queremos, mais ainda em 2021, nos aproximarmos dos profissionais e outros conselhos que estão juntos neste trabalho de proteção ao trabalhador”, disse a coordenadora Eng. Roselaine Mignoni.

Câmara Especializada de Engenharia Civil

A Câmara de Engenharia Civil elegeu o Eng. Civ. João Collares Machado e o Eng. Civ. Márcio Wrague Moura, adjunto.

Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica

A Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica escolheu como coordenadores o Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Grando e o Eng. Op.-Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira.

“É uma honra ser escolhido pelos colegas para o cargo de coordenador. Já é o meu terceiro mandato ao todo, dois foram anteriores e, agora, retorno pela Sociedade de Engenharia. Eu acho que é um reconhecimento ao trabalho que desempenhei também na Diretoria do CREA-RS. Essas experiências trouxeram, para os colegas da Câmara, uma maior tranquilidade em relação ao conhecimento que tenho do Sistema. Venho para somar. Para 2021, temos boas expectativas. A primeira é a de que a gente possa se reunir em breve, pois as reuniões presenciais são melhores para debater, alinhar as ideias e estratégias. O virtual nos oferece uma dificuldade maior, então essa é a primeira expectativa, assim que possível.
Outra expectativa é a de levantar assuntos prioritários e passá-los para as próximas gestões. Inicialmente, poderia citar a questão do EAD, registro desses cursos, cargas horárias presenciais mínimas, etc. Outra expectativa é a de termos comissões ou outras formas de contrapor questões que outros conselhos estão criando, que invadem atribuições históricas presentes em legislações anteriores do nosso Conselho. Este é um grande problema que vamos ter e precisamos criar mecanismos contínuos para defender os profissionais, nosso CREA-RS e nossas atribuições. A expectativa, portanto, é fazer um trabalho junto aos colegas da Câmara, criar alguns assuntos prioritários através de um planejamento estratégico e, claro, conhecer novos colegas, trocar experiências e agregar com o trabalho honorífico ao nosso Sistema”, espera o coordenador. 

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

A Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas escolheu Geól. Marco Antonio Hansen e o Eng. Minas Eduardo Schimitt da Silva, adjunto. Para o Geólogo, antes de assumir qualquer atividade, é preciso estar preparado.

“Todo e qualquer cargo ou função na vida é fruto de preparação. Estou indo para o terceiro ano como conselheiro no CREA, representando a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). No primeiro, estudei e aprendi muito com meus colegas; no segundo ano, fui eleito pelo pares como coordenador adjunto da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas e, agora, como coordenador, o que me deixa muito lisonjeado. Todo e qualquer trabalho sempre requer de uma boa equipe e isto nós temos. Aprendi muito com os colegas conselheiros Pedro Viero, Adelir Strieder, Eduardo Schimitt da Silva, Leandro Leal de Leal, meu suplente Régis Sebben Paranhos, Janaína Munaretti, Geólogo Gustavo Fernandes, Conselheiro Suplente Geól. Glauco Duarte e nossa assistente Célia Cristina V. Gomes e outros.

As expectativas para 2021 é de que voltemos para as reuniões presenciais, mas, mesmo à distância, devemos colaborar com a sociedade e estarmos atentos às suas necessidades, analisando e decidindo sobre os assuntos de fiscalização e infrações ao Código de Ética de sua competência profissional. Nossa Câmara é, também, responsável, conforme o Art. 46 da Lei Federal n.º 5.194/66, por avaliar os pedidos de registro de empresas e elaborar normas de fiscalização relativas ao campo de atuação. Para 2021 estaremos em sintonia com as demais Câmaras do Regional, assim como com a Presidência”, concluiu o coordenador.

Câmara Especializada de Engenharia Florestal

Já os coordenadores Eng. Florestal Edson Cantarelli e o adjunto Eng. Ftal e de Seg. Trab. Diogo Barboza ficarão à frente da Câmara Especializada de Engenharia Florestal.

“Em primeiro lugar, quero dizer que é uma honra estar coordenando a Câmara Especializada da Engenharia Florestal. É meu primeiro mandato como conselheiro do CREA, representando a UFSM, e espero dar continuidade ao bom trabalho que todos os membros desenvolveram nos últimos anos, sob a coordenação do Eng. Fltal Guilherme Reisdorfer” disse o coordenador Cantarelli.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: