Notícia

Sessão Plenária Extraordinária elege primeiro e segundo vice-presidentes do CREA-RS


Da esquerda para direita: Eng. Agr. Andrea da Rocha, Eng. Amb. Nanci Walter, Eng. Civ. Nelson Moussalle e Eng. Eletr. Edgar Bortolini. Créditos: Arquivo CREA-RS

A primeira Sessão Plenária Extraordinária de 2021, realizada às 14h de forma virtual, elegeu o Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta e o Eng. Agr. Valmor Christmann como primeiro e segundo vice-presidentes do CREA-RS, respectivamente. A votação aconteceu de forma simplificada e por meio do sistema eletrônico, devido ao formato virtual da plenária, e durou exatamente 30 minutos, com início às 15h26 e fim às 15h56.

Plenário do CREA-RS elege vice-presidentes

Esta eleição se deu como continuidade do processo de votação, que foi interrompido na Plenária anterior (07/01), devido à falta de quórum. Desta forma, a condução do processo eleitoral continuou com a Comissão Escrutinadora indicada anteriormente: composta pelo Eng. em Eletrônica Edgar Bortolini (coordenador); Eng. Indl-Mecânica e Seg. Trabalho Airton José Monteiro; e o Eng. Civil e Seg. do Trabalho Luiz carlos Karnikowski de Oliveira.

Considerando que na Plenária anterior, ocorreu a apresentação de cada um dos candidatos. Para 1º vice-presidente, concorreram Eng. Cezar Augusto Pinto Motta e Eng. Eletricista Gilmar Zwirtes. Para 2º vice: eng. Civil Ubiratan Oro e Eng. Agrônomo Valmor Christmann, os conselheiros apreciaram a proposição da Presidência sobre novas manifestações dos candidatos, optando por não ser necessária novas manifestações.

Convocada exclusivamente para a eleição dos vices, o coordenador Eng. Bortolini logo no início fez a leitura do procedimento de votação, que ocorreu de forma on-line, por voto secreto, sendo resguardados os dispositivos expressos no Regimento do Conselho e demais legislações vigentes. “A votação ocorrerá no Portal do Conselheiro, com um box indicativo denominado Votação 1º e 2º vices. Além disso, os conselheiros presentes serão verificados um a um, que devem se manifestar verbalmente a sua presença”, detalhou o coordenador, iniciando na sequência a votação.

O Eng. Bortolini apresentou o resultado por volta das 15h30 e, em nome da Comissão Escrutinadora, parabenizou o grupo de apoio, que auxiliou no processo de votação de forma remota e presencial, a presidente Eng. Ambiental Nanci Walter e os conselheiros participantes. Os eleitos foram empossados na mesma ocasião, pela presidente do CREA-RS.

A presidente Eng. Ambiental Nanci Walter agradeceu ao coordenador Eng. Bortolini pela condução do processo, que esteve na sede para o teste do sistema de votação. "Parabenizo aos colegas que irão somar à diretoria da nossa gestão". Também saudou os outros candidatos que concorreram. "Faz parte a questão do voto, estão todos de parabéns. Temos muitos desafios em nossas profissões e aqui também", concluiu.

Eng. Civ. Cezar Motta, 1º vice-presidente do CREA-RS

Em seu pronunciamento, o Eng. Civil Cezar Augusto Pinto Motta, eleito 1º vice-presidente do CREA-RS, afirmou que algumas ações são cruciais para sua gestão: ressignificar a função do CREA-RS, dialogar e usar a capacidade de trabalho para que seja reconhecido pelos profissionais e sociedade. Destacou, ainda, que se a própria democracia está sendo questionada no mundo e não seria o sistema que ficaria imune a críticas. “Foram duas semanas intensas em que conversamos muito, em que fiz questão de ouvir a todos, inclusive quem não votou em mim. Ressaltou ainda que a eleição significa o fechamento de um ciclo de renovação. Muito me agrada ver a Plenária que temos hoje: renovada, com pessoas novas. Da mesma forma, me agrada ver as mulheres que foram eleitas, a Nanci e a Andrea, pois representam uma esperança para que a gente vire a página de disputas impróprias, vire a página para uma reconstrução de significado que temos que dar para o nosso conselho. Para isso, precisamos de cada um, a quem eu agradeço. Temos que unificar o CREA-RS”, concluiu.

Eng. Agr. Valmor Christmann

O segundo vice-presidente eleito, Eng. Agr. Valmor Christmann, também agradeceu pelo voto dos colegas. “Quero agradecer o voto de confiança nas minhas propostas, o apoio da Câmara Especializada de Agronomia que vibrou comigo e agora é trabalhar. Todos nós temos que trabalhar por um Conselho nosso. Ninguém faz nada sozinho. Como 2º vice-presidente do CREA-RS pretendo colaborar com a nova gestão para que o nosso Conselho volte a ter respeitabilidade na sociedade, que seja conhecido não só pela fiscalização, mas também por sua importância na sociedade gaúcha. Quero ajudar a resgatar. Vamos trabalhar para incentivar as entidades de classe, trazendo os profissionais para integrarem o Sistema”, disse.

Manifestações

O primeiro a se manifestar foi o Eng. Civil Jorge Luiz Köche, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil e coordenador do CDER. “Desta vez deu certo, graças ao empenho da atual gestão. A coordenação do CDER parabeniza o Eng. Motta e o Eng. Valmor pela vitória, sem demérito algum a quem não conseguiu se eleger, porque já são vitoriosos no momento que colocam seus nomes para o crivo da Plenária. Podem contar com o CDER, assim como o CDER coloca a expectativa na atuação dos senhores no apoio à atual gestão e também deposita expectativa de que os senhores levem os temas das entidades de classe para a gestão do CREA-RS”, ressaltou.

Também presente na Plenária, o coordenador das Inspetorias, Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antônio Kercher, parabenizou os eleitos e os candidatos, por se disponibilizarem ao pleito. “O Conselho ganha sempre que nossos conselheiros buscam uma representação”, apontou. Além disso, afirmou que as inspetorias estão de portas abertas para o que for preciso, tanto em relação às Câmaras Especializadas, quanto aos conselheiros.

Em seu discurso, a conselheira federal Eng. Agrônoma Andrea Brondani destacou que o processo de eleições realizado na plenária extraordinária foi “inovador, desafiador e o CREA-RS deu exemplo de maturidade, força, vontade e participação democrática”, exaltou.

A conselheira agradeceu à atual gestão pela mobilização, a fim de garantir uma participação democrática e segura, devido à pandemia, e agradeceu à Comissão Escrutinadora, pelo trabalho incessante. “Parabenizo os que concorreram, porque se colocaram a serviço de todos os colegas, obrigada. Aos eleitos, desejo votos de sucesso e que contem com o Conselho Federal”, disse.

Por fim, Andrea cumprimentou os representantes de entidades e os coordenadores de inspetorias, assim como todos que acompanharam a sessão. “É uma Plenária de todos. Há um empenho coletivo dos funcionários do CREA-RS mesmo com as dificuldades. Orgulho de ser CREA-RS”, comemorou.

Os diretores administrativos, Eng. Civ. Nelson Moussalle e Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, e os financeiros, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva e Eng. Plást. Luis Sidnei Machado, também estavam presentes na reunião.

Finalizando a Plenária, a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, deu posse simbólica aos dois vices eleitos. Também agradeceu a participação dos conselheiros e conselheiras durante o processo, que transcorreu de uma forma bem tranquila e democrática. Agradeceu ainda ao grupo de apoio e à Comissão Escrutinadora. “Na semana que vem, teremos a nossa 2ª Sessão Plenária Ordinária e na qual teremos que pensar juntos a eleição do diretor financeiro da Caixa de Assistência aos Funcionários (Mútua-RS), que deve acontecer em março. Agora, com a diretoria completa vamos trabalhar juntos para o nosso Conselho”, enalteceu.

Os conselheiros voltam a se reunir no próximo dia 21 de janeiro, para a Sessão Plenária Ordinária.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: