Notícia

Plenária do CREA-RS aprova relatoria de processos


A Eng. Nanci Walter presidiu a Plenária da sede do CREA-RS, com os conselheiros participando virtualmente. Créditos: Arquivo CREA-RS

Presidida pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, ocorreu nesta quinta (21), virtualmente, a Sessão Plenária Ordinária nº 1.811, a  segunda do ano. “Inicio dizendo que hoje é meu 14º dia útil à frente da Presidência”, ressaltou a presidente. "Tivemos muitas demandas desde 04 de janeiro e estamos focando em melhorias no atendimento aos profissionais", afirmou.

A Engenheira falou sobre os desafios que estão pela frente. “Temos que pensar no teletrabalho e, com a vacina em vista, a possibilidade da retomada do trabalho presencial, oferecendo segurança. Nós, como profissionais, queremos que a fiscalização esteja muito ativa, função finalística do CREA-RS”, falou.

Eng. Nanci WalterSegundo ela, até o final de janeiro o trabalho remoto está mantido. Depois, é preciso pensar em uma volta gradativa e segura, se possível, a partir de fevereiro. “Precisamos melhorar nossos canais de atendimento aos profissionais e conto com a colaboração de todos para isso”, concluiu.

Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Palma, diretor-geral da Mútua-RS

Em seguida, a presidente passou a palavra ao diretor-geral da Mútua,  Pablo Palma, que agradeceu o convite para participar da Plenária e falou sobre os principais desafios da gestão. “Tivemos alguns problemas na Mútua que são reflexos da gestão que vai até o meio do ano ainda. As questões regimentais são ditadas pela Mútua de Brasília, que tem um mandato diferente do nosso. Esperamos que mude o rumo da diretoria executiva”, afirmou. O diretor também explicou sobre o reenquadramento dos benefícios: “Houve o reenquadramento dos benefícios. Eles foram aglutinados, ou seja, não há mais benefício para veículo, para imóvel, etc. Todos foram aglutinados dentro de um só. Os benefícios da Mútua estão todos relacionados às atividades profissionais”, ressaltou. Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas. Salientou ainda que a Mútua/RS tentará o retorno do convênio com as entidades de classe, que está suspenso por ordem da diretoria executiva.

Eng. Marcos Kercher

Em seu pronunciamento, o coordenador das Inspetorias, Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Marcos Kercher, ressaltou que em 2019 e 2020 houve a disponibilização de verba devido ao convênio Confea/CREA, que está em andamento sem restrições. “Agradeço a toda equipe do CREA-RS que vem, de várias maneiras, atuando junto com o coordenador e as Inspetorias”, disse. Destacou ainda as reformas deste ano nas inspetorias de Santa Rosa e Taquara, ambas já aprovadas e licitadas. “Mesmo 2021 sendo um ano ainda longo, devido à pandemia, temos excelentes notícias para o nosso Conselho e principalmente para os nossos profissionais”, concluiu.

Eng. Jorge Köche

Conselheiro e coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), o Eng. Civil Jorge Köche pediu o apoio da presidente para levar o assunto das entidades que querem participar efetivamente do Conselho e estão com alguma dificuldade. “Pedimos apoio da presidente para levar esse assunto para o Colégio de Presidentes e, em conjunto com a nossa conselheira federal, tentar, de forma harmônica, fazer com que se abra um novo prazo”, solicitou. O coordenador também demonstrou apoio à Mútua e colocou o CDER-RS à disposição para buscar apoio nacional. Além disso, o Eng. Jorge pediu apoio para resgatar o trabalho das entidades de classe que não conseguiram a habilitação no CREA-RS.

“Ontem saiu o resultado das habilitações das entidades de classe e, para nossa surpresa, tivemos apenas duas entidades habilitadas. Dos 37 projetos, só recebemos 21 pedidos de retorno e, dos 21, tivemos apenas 2 habilitadas. O trabalho da Comissão está pautado na lei, mas achamos que há possibilidade de reavaliar e dar oportunidade às entidades, pois a pandemia atrapalhou demais. Gostaria que a diretoria nos ajudasse a equacionar dentro da lei essas questões, para resgatar as entidades que perderam seu trabalho de planejamento”, defendeu.

A presidente mostrou-se disposta a reverter a situação o quanto antes: “Quero tranquilizar a todos que vêm de entidades de classe. Não faremos nada que possa prejudicar. Vamos acertar o passo e colaborar com a questão da documentação. Tenho as portas abertas do gabinete, não precisamos criar desconfortos, fiquem tranquilos, vai dar tudo certo”, destacou a Eng. Nanci Walter.

Na sequência, o Plenário aprovou a proposta da presidente Nanci em reconduzir a mesma Comissão Eleitoral de 2020 para coordenar o processo eleitoral para Diretor Financeiro da Mútua-RS em março de 2021.

Dando seguimento, a presidente colocou em discussão a questão da Associação Regional dos Profissionais da Agronomia (ARPA) na Agronomia e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marau (AEAM) na Civil. Ambas entidades não encaminharam a documentação necessária, que teve seu prazo prorrogado de 16 de dezembro para 15 de janeiro, por conta de deliberação em Sessão Plenária Federal.

Geólogo Adelir Strieder

Após várias manifestações, a presidente Eng. Nanci Walter reforçou que, em sua gestão, ocorrerá uma atuação conjunta nessas situações, para que haja apoio às entidades, no sentido de organização. “Não temos uma estrutura de apoio administrativo nas entidades, sei bem o que as entidades passam. Assim, precisamos apoiar na organização documental das entidades de classe para evitar que isso ocorra”, destacou.

Para o último item da pauta, ficaram os relatos de processos de vistas, realizados pelo conselheiro Geól. Adelir José Strieder e aprovados pelo Plenário. Eram pautas represadas de sessões anteriores e que foram otimizadas nesta gestão.

A presidente destacou que o equilíbrio é a chave. “O CREA-RS precisa estar mais presente nas universidades para ajustamento das questões de atribuição profissional. Devemos que ter cuidado em não fragilizar as profissões, mas temos que evoluir nestes temas. A medida de encontrar esse equilíbrio é o desafio para este ano”, finalizou.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: