Notícia

EAD e fiscalização: itens definidos no Programa de Trabalho da CCEGEM em 2021


Da Alemanha, Caiubi iniciou os trabalhos da reunião das câmaras de Geologia e Engenharia de Minas. Créditos: Arquivo Confea

A definição do Plano de Trabalho das coordenadorias regionais de Câmaras Especializadas de Engenharia e Geologia de Minas (CCEGEM) para 2021 foi o principal item desenvolvido na sexta-feira (12/02), segundo e último dia da 1ª reunião nacional do fórum.

Sobre o Programa de Trabalho elaborado para o ano, entre outros, o item que tomou a maior parte das discussões tratou da Educação a Distância (EAD). Mapeamento e cadastramento dos cursos e polos existentes em cada região do país, inclusive, informando sobre a atualização das instituições de ensino às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), são algumas das “tarefas” a serem feitas pelas coordenadorias regionais”, disse Augusto José Gusmão Lima, eng. de minas eleito coordenador titular da CCEGEM em 2021.

Tendo o geólogo Carlos José Craveiro Maia como coordenador adjunto, Gusmão acompanhou as opiniões contrárias, a favor da EAD, e também as que defendem a forma híbrida de ensino, e concordou com a conclusão da maioria: “a forma de ensinar não será a mesma depois da pandemia”, e que "é mais que urgente definir quais matérias podem ter sua teoria ensinada virtualmente, quais exigem a prática de campo e a participação presencial”.

A disposição de debater foi uma das tônicas das participações dos coordenadores, que também definiram o calendário das quatro outras reuniões do ano.

Conexão internacional

 

Iniciada ontem com conexão/coordenação internacional pelo geól. Caiubi Emanuel Souza Kuhn, coordenador titular de 2020 e que está na Alemanha, a 1ª reunião ordinária da CCEGEM também definiu para integrar o Programa de Trabalho, o acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnica nº 4/2020, assinado pelo Confea com o Mercado Livre, visando ampliar a atuação do Sistema Confea/Crea como agente fiscalizador da plataforma, no tocante à venda de instrumentos lesivos à Engenharia, Agronomia e Geociências. 

Os coordenadores da CCEGEM também vão elaborar uma planilha contendo a relação de normas técnicas da respectiva modalidade a fim de subsidiar as equipes do Mercado Livre.

Ampliar a participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea nas audiências públicas sobre Projetos de Leis de interesse da área tecnológica nacional por meio de uma Agenda Parlamentar de Projetos de Leis Prioritários também está entre as propostas formuladas e que agora serão encaminhadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), à qual a CCEGEM está ligada.

Na tarde de sexta-feira (12/02), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, esteve pela segunda vez na reunião, entregando os certificados de posse aos coordenadores de 2021, Gusmão Lima e Carlos José Craveiro Maia.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: