Notícia

Inspetores de São Leopoldo reúnem-se com diretor-geral do Semae


Maior aproximação com os órgãos públicos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Maior aproximação com os órgãos públicos. Um dos objetivos da nova diretoria da Inspetoria do CREA-RS em São Leopoldo começou a ser concretizada na tarde desta terça-feira (23). Liderada pelo inspetor-chefe, Eng. de Prod Mec. e Seg. Trab. Fabio Roberto Chaves, a delegação do CREA-RS, composta pelo inspetor-tesoureiro, Eng. Prod. e Seg. Trab. Igor Heck, pelo membro de Comissão Luís Macks e pela supervisora da Fiscalização (Regional 2) Alessandra Borges, visitou o Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae).

Recebidos pelo vice-prefeito de São Leopoldo e diretor-geral do Semae, Ary Moura, e pelo Eng. Mecânico Everson Gardel, assessor técnico de Engenharia da autarquia, os inspetores entregaram a Carta de Apresentação da gestão 2021/22 da Inspetoria de São Leopoldo.

O Eng. Fabio Chaves ressaltou a importância de ações como esta para maior aproximação aos órgãos públicos e privados. “É uma oportunidade para esclarecermos muitas dúvidas sobre cargos e funções, autos de infração, fiscalizações e responsabilidades”, avaliou o inspetor-chefe.

“Temos que mostrar que o Crea fiscaliza o exercício ilegal da profissão, ele é um órgão importante tanto para o profissional quanto para a população. Serviços de engenharia devem ser feitos por engenheiros e é isso que o Crea fiscaliza”, complementa.

Supervisora de Fiscalização, Alessandra Borges esclareceu sobre as ações. “A fiscalização do CREA-RS em órgãos públicos ela tem como demanda os cargos técnicos. Já fizemos uma ação aqui no Semae para verificar se os cargos técnicos estavam sendo ocupados por profissionais habilitados. Outra demanda é sobre as licitações, nas quais verificamos as empresas terceiras e se existe ART de orçamento, projeto e fiscalização. Todas estas ações possuem previsão legal. Por exemplo, o Tribunal de Contas exige que em todas as licitações é necessário o orçamento, que precisa ser feito por um profissional habilitado”, explicou.

Esclareceu que pode ser emitida ART Múltipla para ARTs de fiscalização e orçamento. “Para isso deve constar no resumo do contrato os certames correspondentes para ter valor legal. São questões que valem tanto para as obras quanto para os orçamentos”, resumiu a supervisora, que falou ainda sobre os autos de infração e prazo de recursos.

O Eng. Fabio aproveitou para informar que todas as terças-feiras, na parte da tarde, os inspetores vão estar na Inspetoria para ajudar a tirar dúvidas sobre procedimentos como preenchimento correto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e solicitação de Atestados de Capacidade Técnica e Licitações.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: