Confea vislumbra novas expectativas de integração profissional além-mar

Créditos: Fotos: Marck Castro/Confea

Oportunidades mútuas de desenvolvimento entre as engenharias brasileira e caboverdiana foram objeto de uma audiência entre o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José M. Chantre D’Oliveira e o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, na manhã desta terça (23). Ao lado do cônsul honorário do país africano no Espírito Santo, Fred Rosalem Heliodoro, o embaixador foi recebido ainda pela conselheira federal eng. agr. Andréa Brondane, pela gerente de Relacionamentos Institucionais, eng. eletric. Fabyola Resende e pelo assessor da presidência do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan.

Cônsul de Cabo Verde no Espírito Santo, Fred Rosalem; embaixador de Cabo Verde no Brasil, José M. Chantre D'Oliveira, e presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

“Recentemente, tivemos o prazer de receber o embaixador e o cônsul no Encontro de Líderes do Sistema e agora ampliamos as nossas tratativas com a expectativa de viabilizar uma aproximação maior entre os dois países, levando para um patamar mais amplo discussões que já mantemos, em nível institucional junto à Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, por meio da Federação de Engenheiros de Língua Portuguesa (Faelp). Há possibilidade de acordos de cooperação técnica, como em relação à fibra ótica de 5G que passa por águas territoriais caboverdianas, entre outras linhas de atuação”, considerou o presidente Joel Krüger, que recebeu na ocasião um CD com músicas do arquipélago conhecido internacionalmente por artistas como Cesária Évora e Mário Lúcio.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

De acordo com o assessor Flávio Bolzan, o próximo passo será o alinhamento interno com o Itamaraty, de modo a verificar as possibilidades de encaminhamento das primeiras tratativas. “Com a Ordem, é definida a questão da reciprocidade do registro profissional, enquanto com a embaixada são analisadas oportunidades recíprocas em relação ao exercício profissional propriamente, em uma fase posterior que envolve expectativas de desenvolvimento entre os dois países”, descreve Bolzan.

Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea