Obras do Pontal do Estaleiro são fiscalizadas pelo CREA-RS

O supervisor de fiscalização e o agente fiscal agente Jucimar Carvalho Godinho visitaram ontem (24) as obras do Empreendimento Parque Shopping Pontal, na Av. Pe Cacique, em Porto Alegre, recebidos pelo Engenheiro Civil Alexandre Ribu de Freitas, da empresa Engenhosul Obras Ltda.

O objetivo foi verificar a presença de profissionais e empresas habilitadas em serviços técnicos que exigem profissionais com registro no Sistema Confea/Crea.

Trata-se de uma grande obra que se divide em uma torre residencial/comercial de responsabilidade técnica da empresa Melnick Even Desenvolvimento Imobiliário; um shopping e uma loja da empresa Leroy Merlin, de responsabilidade da empresa Engenhosul Obras Ltda.

ATIVIDADES FISCALIZADAS

• Central de rede de ar condicionado
  • Concreto Usinado
  • Elevadores
  • Energia elétrica (Iluminação, geração, transmissão)
  • Estrutura metálica
  • Licenciamento ambiental
  • Montagem de andaimes
  • Obra civil
  • Pavimentação
  • PCMAT
  • Segurança do Trabalho
  • Serviços topográficos

SOBRE A OBRA

Tendo aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, o empreendimento é liderado pela SVB Par, com execução do consórcio formado pela Engenhosul e pela Melnick, que também é sócia da SVB Par na torre do complexo. O empreendimento terá um complexo comercial, com 114 mil metros quadrados de área construída, incluindo shopping center com 25 mil m2 de área bruta locável, capaz de abrigar 163 lojas em três pisos.

A obra está no prazo e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2022, já com a entrega do Parque do Pontal – área pública com 29 mil m2, sendo 700 metros de extensão de orla do Guaíba urbanizada aos moldes do projeto executado no entorno da Usina do Gasômetro. Uma pequena parte do parque já está aberta ao público, mas precisará ser fechada em algum momento de 2021, para a colocação do restante do mobiliário.

Uma megastore da Leroy Merlin será uma das cinco âncoras do empreendimento, que também oferecerá restaurantes, praça de alimentação e cinema. Também contará com o Hotel Double Tree by Hilton, um centro de eventos e o Centro Médico do Hub da Saúde, sob responsabilidade do Hospital Moinhos de Vento. Situada na avenida Padre Cacique, no bairro Cristal, a área abrigou, até 1995, o Estaleiro Só, uma empresa construtora de navios fundada em 1850.