Prefeito de Passo Fundo recebe visita do CREA-RS

Nesta terça (02), a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter esteve reunida com prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSB), e o secretário de obras do município, Eng. Civ. e Amb. Rubens Astolfi, para discutir a desburocratização de licenciamento de obras. Também acompanharam a reunião os inspetores de Passo Fundo, Eng. Agrônomo Bernardo Palma e Eng. Ambiental Vinicius Honse Dido.
Esta ação do Conselho visa uma maior aproximação com os órgãos municipais, a fim de colaborar para a construção de um instrumento que possibilite a agilização na tramitação dos licenciamentos urbanísticos, com a garantia da segurança à sociedade. “Tive conhecimento de que a Secretaria de Obras implementou ações estratégicas que estão dando resultados positivos. O CREA-RS assinou, no dia 01 de março, um termo de cooperação técnica, científica e operacional com a Prefeitura de Esteio que busca justamente a construção de um Projeto de Lei com a participação de representantes do Conselho”, esclarece.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, ressaltou as estratégias e ações que estão causando impactos positivos e segundo ele, além dos mutirões, os processos eletrônicos foram o que fizeram a diferença para a agilização. Aliado a estas ações, Almeida informou ainda que havia encaminhado à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que estabelece a criação do Obra Fácil. Um programa que simplifica os procedimentos e processos administrativos internos para aprovações e licenciamentos de construções residenciais unifamiliares horizontais e comércios de menor impacto. “Esta é mais uma ação concreta do Acelera Passo Fundo e que tem o objetivo principal de fomentar a geração de emprego e renda em um dos setores econômicos mais fortes em Passo Fundo, que é o da construção civil”, ressaltou o prefeito.
Os inspetores aproveitaram o encontro para reforçar a importância da reativação do convênio de fiscalização com o CREA-RS para incrementar a atuação conjunta e tornar o ato fiscalizatório ainda mais efetivo.
A Eng. Nanci endossou a fala dos Inspetores, ratificando os benefícios para a comunidade dessa união de esforços entre Conselho e prefeituras. “Nossa intenção é trazer o CREA-RS como parceiro de iniciativas que contribuam para a construção de soluções em prol do desenvolvimento dos municípios. Queremos contribuir para a formulação de legislações que contemplem questões técnicas necessárias para garantir que as obras respeitem as normas técnicas e as regulamentações de segurança”, reforçou.
Após a reunião, os membros do CREA-RS acompanharam o Eng. Astolfi em uma visita ao setor responsável na Secretária de Obras. “Conseguimos a aprovação de cerca de 250 processos em 60 dias, pretendendo incrementar esse número com a implementação do Programa Obra Fácil”, destacou o secretário.

Da esq.: Engenheiros Vinícius, Nanci, Thans e Palma
Os membros do Conselho, aproveitaram para visitar o recém-empossado Secretário do Interior, Eng. Civil Cristian Thans, que já integrou a Inspetoria de Passo Fundo, tendo passado pelas funções de inspetor-tesoureiro (2015/2016) e membro de Comissão (biênios 2019/2020, 2017/2018, 2013/2014, 2009/2010, 2007/2008). Este órgão é o responsável por coordenar, orientar, controlar e executar políticas de desenvolvimento agropecuário da área rural de Passo Fundo, bem como realizar projetos e programas que visem o fomento dos produtores rurais.