Comitê Gestor Programa Mulher do CREA-RS discute ações

O Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS (CGPM/RS) realizou, na manhã desta segunda (05), por meio de videoconferência, sua primeira reunião após o lançamento na última Plenária, em março.

Coordenadas pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, estiveram presentes a Eng. Agr. Andréa Brondani, conselheira federal pelo Rio Grande do Sul; a Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO); a Eng. Agríc. Gizele Gadotti, vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag); Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, conselheira e segunda diretora administrativa; Eng. Seg. Trab. Roselaine Mignoni, coordenadora da Câmara de Segurança do Trabalho do Crea; Eng. Eletric. Nilza Zampieri, coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea; e a Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Eugênia Cardoso, inspetora-chefe de Esteio.

Além de definirem as datas das reuniões em 2021, as integrantes discutiram várias ideias com o objetivo de encontrar formas de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do Sistema Confea/Crea através de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres.

“O importante é que o Programa Mulher seja institucional, independentemente das gestões, as ações se tornem permanentes”, ressaltou a Eng. Nanci, sugerindo que ações que promovam o incentivo a novas lideranças femininas e até mesmo o interesse às meninas desde o ensino fundamental. “Precisamos criar ações que despertem o interesse às ciências. O Conselho tem que se comunicar com todos os públicos, como olhar para a geração futura”, apontou.

A Eng. Andrea Brondani da Rocha, conselheira federal pelo RS, também sugeriu um projeto que incluísse as gerações futuras. “Portanto, precisaremos inovar”, avaliou.

Feiras de Ciências, Olimpíadas, jogo de videogame/aplicativo, Programa Jovem Aprendiz foram citados como exemplos para levar a importância da engenharia nas escolas.

As propostas tomaram como base o projeto Uniescola: Mulheres Rumo à Engenharia Construindo O Futuro, da Eng. Nilza Zampieri, que objetiva despertar o interesse das estudantes das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da periferia de Santa Maria, RS, localizadas em áreas de vulnerabilidade social do município, pelas ciências exatas, engenharias e computação, potencializando suas vocações científicas, oferecendo-lhes aprendizagens relacionadas à sua vida diária e ao ambiente físico e social, capacitando-as para o mundo do trabalho e protagonismo social.

A Eng. Nanci, presidente do CREA-RS, sugeriu a criação de uma minuta base sobre as propostas para avaliação dos caminhos a seguir, incluindo todas as faixas etárias. “Juntas, sempre”, finalizou.