Eng. Nanci Walter em audiência com o vice-governador do Estado

Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta segunda (19), a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou de uma agenda com o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior. A reunião está dentro do planejamento da atual gestora em  aproximar cada vez mais o Conselho aos órgãos públicos. “É uma oportunidade para promover a participação dos profissionais e empresas legalmente habilitados em discussões de temas e ações técnicas para a construção conjunta de políticas públicas que alavanquem o desenvolvimento econômico e social”, ressalta a presidente do CREA-RS.

Entre os temas discutidos, a tramitação do PLC 039/2020 na Assembleia Legislativa do Estado, que pretende a inclusão dos técnicos industriais na Lei 14.376/2013.

Eng. Nanci apresenta agenda positiva para ações conjuntas com Governo do Estado

Segundo a presidente do Conselho gaúcho, o CREA-RS tem participado de reuniões defendendo a habilitação legal e responsabilidade técnica de engenheiros e arquitetos, conforme previsto em Lei, na elaboração de PPCIs em prol da segurança social. Destaca ainda a importância dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências para a efetividade na implementação de Políticas Nacionais de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997); de Saneamento Ambiental (Lei 11.445/2007); de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei 11.888/2008); de Mudanças Climáticas (Lei 12.187/2009) e de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), inclusive aventando o incremento de ações com parcerias que envolvam as entidades de classe.

Ao final do encontro, a Eng. Nanci colocou o Conselho à disposição para parcerias no sentido de construir pautas de interesse da sociedade gaúcha. As pautas da Agenda Positiva foram bem recebidas pelo vice-governador, que destacou o interesse em avaliar estas demandas e proposições do CREA-RS.