Presidente do CREA-RS reúne-se com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros

Eng. Nanci: "Precisamos, como órgão regulamentador, aumentar a aproximação com os órgãos, como o Corpo de Bombeiros, por meio de ações cooperadas". Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã desta quarta (28), a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS, acompanhada do 1º diretor administrativo, Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle, reuniu-se com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel César Eduardo Bonfanti, na sede do Comando Geral, em Porto Alegre.

Na pauta do encontro, temas importantes para as duas instituições e para os profissionais da área tecnológica, como PPCIs, questões legais e a representatividade do CREA-RS no Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI), que é o órgão superior normativo e consultivo para os assuntos de que trata a Lei Complementar nº 14.376, de 26 de dezembro de 2013.

De acordo a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, a atual gestão entende que o CREA-RS, como órgão regulamentador das profissões, precisa, cada vez mais, aumentar a aproximação com entidades e órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, por meio de ações cooperadas que qualifiquem o exercício profissional para garantir a segurança da sociedade. "Nossa representatividade no COESPPCI fará prevalecer a decisão técnica e da coletividade dos profissionais", reforçou a Engenheira.

O COESPPCI é presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e composto por outros órgãos e entidades, com o o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

No tocante aos projetos de PPCI, o comandante-geral informou que está em desenvolvimento um programa informatizado para controle de projetos e ARTs, o qual poderá estar integrado ao sistema do CREA-RS. "Nossa relação com o CREA-RS tem evoluído positivamente, desde 2017, com avanços significativos para a segurança contra incêndio", citou.

Segundo a presidente, essa integração possibilitará uma atuação mais efetiva do Conselho para avançarmos no alinhamento de atribuições profissionais. "A formalização de um termo de cooperação, subsdidiado por dados e informações dos PPCIs que tramitam no Estado, será muito interessante para os órgãos e também para os profissionais", ratificou Eng. Nanci.

Atualmente, tramitam em Porto Alegre, uma média de 800 processos por mês, por isso a Comando Geral irá implementar as regionalizações das centrais de análise, que hoje são 97, mas a intenção é reduzir para apenas 12 centrais. "Essas centrais ficarão nas maiores cidades e esta ação, além de dar maior celeridade aos processos, irá possibilitar nas padronização de análises", exemplifica o Bonfanti.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que, visando a formalização do termo de cooperação, as entidades irão intensificar o alinhamento de procedimentos.