Centenas de internautas participam de live no Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho

Mais de cem internautas acompanharam a live “Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional: Nova NR1 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais”, com a Eng. Eletric. e de Seg. do Trabalho Mirian Felicidade Cischini, realizada dia 28 de abril, quarta-feira, data que é dedicada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A palestra está disponível em sua íntegra no Canal do Youtube do CREA-RS.

A palestra contou, também, com o apoio da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Ares), com participação do vice-presidente, Eng. Nelson Agostinho Burille, e da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), com a presença de seu presidente, Eng. Benvenuto Gonçalves Júnior. Também participando, a presidente do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, e os conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (Cest), com destaque para a coordenadora Eng. Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni.

Dando boas-vindas a todos os participantes e expectadores, a presidente do Conselho destacou a importância da área da Segurança do Trabalho no atual momento de um retorno gradual das atividades laborais com a pandemia da Covid-19. “Temos que tratar e cuidar da vida, principalmente agora. No CREA-RS acredito que poucas vezes uma gestão usou e fez tão bom uso das ferramentas da Engenharia de Segurança do Trabalho, assim para nosso retorno de parte dos funcionários ao trabalho presencial e para com nossos profissionais em atendimento. Utilizamos e seguimos à risca todos os protocolos, com orientação direta e pessoal dos nossos profissionais da Cest aos quais eu faço meu agradecimento”, afirmou a Eng. Amb. Nanci Walter.

NR 1: Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais
Elogiando o advindo na Nova NR1 e fazendo um breve histórico as legislações de Normas Técnicas, e suas alterações, relativas à Segurança do Trabalho, a Eng. Eletric. e de Seg. do Trabalho Mirian Felicidade Cischini, iniciou sua apresentação onde, por quase uma hora, apresentou detalhadamente as principais alterações trazidas à Norma, principalmente da área de segurança laboral, destacando a importância da integração de outras normas que vem dentro do texto da Nova NR1. “Sempre considerei muito necessária essa integração de linguagem e preceitos”, reforçou.

Explicou que a extensão no prazo para aplicação da norma, para agosto deste ano, apesar de ter sido publicada em 2020, se deu pela necessidade de adequar, também, outras NRs que falam sobre riscos específicos, como a NR7, a NR9 e a MR17. “Algo importante que a NR1 vai trazer é de um Gerenciamentos de Risco Ocupacional ampliado para além dos agentes químicos, físicos e biológicos em que a NR9 restringia”, destacou.

Para ela, são três os principais pilares que vem com a nova norma: Simplificação, facilitando o entendimento; Harmonização, compatibilizando os termos técnicos; e a Desburocratização, quando utiliza normas internacionais e sistemas informativos e a diferenciação do micro empresário individual, micro empresário e empresa de pequeno porte. “Ela estabelece campos gerais, termos e definições comuns para todas as NRS, assim como as diretrizes e requisitos básicos para o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais (GRO) e medidas de prevenção para em Segurança e Saúde do Trabalho (SST)”, explicou.

Sobre o GRO, principal novidade da Norma, relatou ser o objetivo de que as empresas façam a gestão dos riscos laborais, com a NR determinando as disposições gerais, diretrizes e requisitos para a formulação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). “Então tudo que vamos colocar no PGR, tem que estar pré estabelecido no GRO. E os programas podem ter flexibilizações fundamentadas tecnicamente na ISSO 31000 (gestão de risco) e 45001 (Requisitos para Sistemas de Gestão).”

Também considera que a reformulação da NR1 agrega trazendo a necessidade de identificar os perigos, os trabalhos expostos e ter uma valoração da sua gravidade (dos riscos). Para a Engenheira, desta forma, é possível trabalhar no controle de risco sem estar sempre “apagando incêndios” e ver o contexto geral. “Tendo como benefícios o aumento da probabilidade de alcançar os objetivos estabelecidos, a abordagem de riscos e oportunidades dentro do seu contexto, gestão menos reativa a mais pró-ativa, melhor interface entre os processos, estabelecimento claro de prioridades, melhorando a prevenção, reduzindo gastos e desperdícios e, consequentemente, melhorando o desempenho da saúde e da segurança.

Detalhou, ainda, algumas disposições gerais vindas na NR1, como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o inventário de riscos e o plano de ação. “Muitas empresas faziam o PPRA e guardavam na gaveta, com os mesmos cronogramas sendo repetidos por anos, e com as ações de medidas de prevenção não sendo relatadas. No GRO, é determinado como fazer a identificação de perigos, como fazer avaliação e controlar o seu risco, então você vai ter que definir ferramentas dentro do gerenciamento para conseguir enxergar todas as possibilidades de acidentes. Somado a tudo isso, se criou o PGR, que seria o inventário de risco, somando o que tem no PPRA e os perigos além daqueles definidos no PPRA”, explicou ressaltando que o PGR não é uma ação estática, é um documento dinâmico.

Por fim, ressaltou a importância da responsabilidade técnica para as atividades que envolvem a análise e redução dos riscos. “A organização deve contratar alguém que tenha responsabilidade técnica, mesmo não havendo a obrigatoriedade de o Engenheiro assinar o PGR, porque no fundo, assim estão criando a responsabilização das empresas, mas ela vai querer ter uma responsável técnico com um ART para as atividades necessárias a gestão da segurança do trabalho. A ideia é trabalhar bem e corretamente.”