Dois gaúchos recebem Láurea ao Mérito na abertura da Soea Connect

Prorrogada desde o ano passado, no início da pandemia, a próxima Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (77ª Soea) acontece de 15 a 17 de setembro em novo formato, em função da pandemia com o coronavírus. Goiânia sediará a estrutura física da Soea Connect, que receberá poucos representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua para acompanharem presencialmente o evento com o tema “A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

Mesmo em formato menor, o Sistema Confea/Crea e Mútua homenageará 27 profissionais e entidades em reconhecimento de sua contribuição para a valorização e a regulamentação das profissões. Medalhas do Mérito são entregues aos homenageados em vida e os nomes dos profissionais póstumos são inscritos no Livro do Mérito.

A homenagem acontece na cerimônia de abertura, nesta quarta (15), às 19 horas, pelo site https://soeaconnect.com.br/.

Reconhecimento a profissionais gaúchos
Dentre os profissionais que receberão as honrarias estão dois gaúchos. Indicado pela Câmara de Agronomia do CREA-RS, o Engenheiro Agrônomo Dirceu Neri Gassen, que faleceu em 2018, terá o seu nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Medalha do Mérito será entregue ao Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico e Eletricista Luis Roberto Andrade Ponte. Indicado pela Câmara de Engenharia Civil, o homenageado é presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), entidade precursora do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Inscrição Livro do Mérito - Engenheiro Agrônomo Dirceu Neri Gassen

O nome do Engenheiro Agrônomo Dirceu Neri Gassen, que faleceu em 2018, será inscrito no Livro de Mérito

Nasceu em Santa Rosa e se formou em Agronomia na Universidade de Passo Fundo, na turma de 1977.  Professor e doutor em Fisiologia, Dirceu Neri Gassen dizia que a produtividade é o conhecimento acumulado por hectare e que o produtor deveria pensar a planta como um todo, influenciando alunos e deixando uma relevância contribuição para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Foi coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS, em Porto Alegre, de 1995 a 1997.

O reconhecimento da importância do seu trabalho na área de entomologia agrícola levou-o a ser agraciado, em 1995, com o nome de uma espécie que parasita os adultos de Diabrotica spp, cujas larvas são pragas de diversos cultivos: Centistes gasseni. Dirceu foi um entusiasta do Sistema Plantio Direto, sendo impossível separar o seu nome dessa revolução no manejo de solo que mudou a face da nossa agricultura. Além disso, era um entusiasta de uma agricultura focada na adoção de boas práticas de manejo, unindo preservação da qualidade ambiental e produtividade.

Medalha do Mérito – Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico e Eletricista Luis Roberto Andrade Ponte

Engenheiro Civil e Engenheiro Mecânico e Eletricista Luis Roberto Andrade Ponte receberá a Medalha do Mérito

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), tem 86 anos é natural de Fortaleza (CE). Autor da Lei das Licitações (Lei nº 8.666), o Eng. Luis Roberto Ponte tem uma experiência acumulada em décadas de vida pública e em entidades de classe. Foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário do Desenvolvimento do RS. Fundador e diretor-presidente da Construtora Pelotense, de Porto Alegre, presidiu o Sinduscon-RS e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tendo igualmente sido vice-presidente do Sistema Fiergs/Ciergs, entre outros cargos.

Para ele, aprimorar a Lei das Licitações é o melhor caminho para combater a corrupção. “O papel social da Engenharia não pode ser inibido por corrupções ou pela burocracia, as graves ocorrências de corrupção do país são consequência do não cumprimento dos dispositivos da Lei. Se ela tivesse sido respeitada, nenhuma fraude teria acontecido”, defende.

Atualmente é presidente, em segundo mandato, da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). Fundada em 1930, a Sociedade de Engenharia teve atuação marcante na elaboração de estudos e nas discussões envolvendo iniciativas como a construção da freeway Porto Alegre/Osório e da Travessia do Guaíba, a implantação do Polo Petroquímico de Triunfo, a exploração das reservas carboníferas gaúchas e a criação de organismos como o Daer e a Cientec, entre muitas outras.