Prefeito de Farroupilha recebe sugestão de Termos de Cooperação com o CREA-RS

Eng. Nanci Walter e o Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gobbato entregam minuta de Termo ao prefeito e vice-prefeito (à dir.) de Farroupilha. Créditos: Arquivo CREA-RS

Buscando colaborar para a construção de instrumentos legais que possibilitem a agilização na tramitação dos licenciamentos urbanísticos, resguardando a segurança da sociedade, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, acompanhada da diretoria da Associação Farroupilhense de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AFEA) e dos inspetores Engenheiros Civis Vinicius Santa Catarina e Paulo Boff, nesta quinta (13), estiveram reunidos com o prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin para a entrega de sugestão de Termo de Cooperação Técnica, Científica e Operacional. Mesmo Termo foi assinado com a Prefeitura de Esteio no mês de março. Objetivo é propor a mesma parceria a outros municípios do Estado.

De acordo com a presidente, o Termo de Cooperação poderá colaborar com a construção de um Projeto de Lei que contemple as normas técnicas necessárias para garantir que  obras e empreendimentos respeitem legislações e as regulamentações de segurança. A reunião serviu, ainda, à proposição de uma parceria específica voltada ao compartilhamento de informações com foco no aprimoramento da atuação da fiscalização de obras e serviços das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, visando a segurança da sociedade.

"A AFEA percebeu a importância desta aproximação da Associação, Conselho e órgãos executivos para efetivar uma legislação que contribua para agilizar a tramitação dos licenciamentos urbanísticos", explanou o Eng. Civ. e de Seg. Trabalho Alex Gobbato, presidente da Associação. Gobbato estava acompanhado dos membros da Comissão de Desburocratização da Afea, Engenheiros Civis Deivid Argenta e Alex Araújo.

O prefeito Feltrin considerou de extrema relevância e inovadora a iniciativa do Conselho, ficando de avaliar a proposição. "Sintam-se governo para construirmos juntos este projeto, Farroupilha se interessa pela agilização nos licenciamentos", reforçou.

Por ser um tema de preocupação comum entre os municípios, sugeriu que o CREA-RS apresente essa parceria aos membros da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), presidida por Feltrin, que reúne mais 35 cidades serranas, além de Farroupilha, que são André da Rocha, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Marau, Montaury, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre.

O Conselho e a AFEA, além de acompanhar os trâmites junto à Prefeitura de Farroupilha, confirmaram que irão agilizar a realização a reunião junto à Asmene.

Participaram do encontro também o vice-prefeito Jonas Tomazini e os secretários de Gestão e Desenvolvimento Humano e de Planejamento, Rafael Colloda e Cristiane Chiele, respectivamente.

Após a reunião, os visitantes acompanharam a secretária Cristiane Chiele para conhecer a área responsável pela aprovação de projetos e licenciamentos da prefeitura.

AFEA

Entidade com 37 anos de atuação no município e região, que implementou neste ano Comissões de trabalho, visando a participação maior dos profissionais, nos assuntos das profissões e de questões políticas.