OSPA homenageou os 87 anos do CREA-RS

Neste sábado (5), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) homenageou os 87 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul em uma apresentação especial.

Sob regência do maestro Evandro Matté, a exibição começou com a Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, D. 485, do austríaco Franz Schubert. Em seguida, o grupo interpretou o Concerto para Piano nº 1 em Dó Menor, Op. 35, do compositor russo Dmitri Shostakovich, que teve a pianista convidada Catarina Domenici e o trompetista da Ospa Elieser Fernandes Ribeiro como solistas.

“Vivemos em um país cheio de atritos irracionais que nos impedem de nos desenvolvermos. A música é o caminho, a elevação da nossa alma”, destacou o presidente da Ospa, Luis Roberto Ponte, na abertura do espetáculo. Registrou também a homenagem aos 87 anos do CREA-RS, destacando sua importância na sociedade.

Presente ao evento, a Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do Conselho Regional, agradeceu a homenagem ao Eng. Luis Roberto Ponte, que também preside a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul.

“Em sua trajetória de 87 anos, tenho a sorte de ser a primeira mulher eleita pelo voto e, hoje, uma satisfação estar com vocês, compartilhando desta orquestra em homenagem ao CREA-RS”, enfatiou a Eng. Nanci. Também fez uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta data, destacando que foi formanda da primeira turma de Engenharia Ambiental do Estado. “Neste país que é o primeiro e único rico em biodiversidade, temos que nos orgulhar do Brasil”, reforçou.

Eng. Nanci, acompanhada dos diretores Fernando e Nelson, junto ao presidente da Ospa, Luis Roberto Ponte

Também presentes à comemoração os diretores do Conselho, 1º administrativo, Eng. Civ. Nelson Kalil Moussalle, e 1º financeiro, Eng. Eletric. Fernando Luis Carvalho.

Depois de 15 meses sem receber espectadores, a Casa da Ospa reabriu as portas neste sábado (5), na Capital, cercada de cuidados, inclusive com ocupação de 15% da capacidade e rígidos protocolos sanitários.

O espetáculo foi transmitido pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA.