Corsan apresenta ações técnicas da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ao CREA-RS

Liliane Cafruni recebe Eng. Nanci Walter. Créditos: Arquivo CREA-RS

Termo de cooperação e capacitação foram os temas debatidos no encontro da presidente do CREA-RS e a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS) da Corsan, Liliani Cafruni, na manhã desta quarta-feira (09). Ambas dirigentes são protagonistas, como as primeiras mulheres, ao assumirem os cargos em suas respectivas instituições.

A diretora Liliani Cafruni apresentou as ações desenvolvidas pela DMAS, como o projeto H2OJE. “Antes a Corsan estava vinculada à Secretaria de Obras, e agora está na pasta de Meio Ambiente e Infraestrutura. Na linha dessa mudança, a nossa diretoria foi criada no ano passado, para que a Companhia passasse a ter um olhar específico voltado ao meio ambiente”, afirmou. Ela abordou também sobre as obras e serviços executados pela Companhia em todo o Estado, hoje feito também por empresas terceirizadas.

No tocante às obras, a Eng. Amb. Nanci Walter explicou sobre a atuação da fiscalização do Conselho e as dificuldades percebidas quanto à apresentação das ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) dos serviços prestados pelas licitadas, e outros documentos que envolvam o serviço de fiscalização do Conselho. Diante desse cenário, a presidente propôs que fosse firmado um termo de cooperação para uma fiscalização mais efetiva e dinâmica, com a garantia da prestação dos serviços por empresas e profissionais habilitados.

Cafruni acenou positivamente à parceria, evidenciando também sobre a possibilidade do Conselho oferecer à equipe da Companhia sobre ARTs.

“Este é o objetivo desta gestão, nos aproximarmos dos órgãos públicos para desenvolvermos ações de valorização profissional”, finalizou Nanci Walter.

Projeto H2OJE

Até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, a menos que a gestão desse recurso tão precioso seja melhorada dramaticamente. O alerta foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em relatório sobre sustentabilidade, em 2015. Não é apenas o futuro das próximas gerações que está em jogo, é o nosso amanhã. É o nosso hoje. Em 2016, o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos apontou que 78% dos empregos que constituem a mão de obra mundial são dependentes dos recursos hídricos. Menos água, significa menos emprego. Menos desenvolvimento.
A Companhia Riograndense de Saneamento, a Corsan, cuja política de trabalho é integrar sustentabilidade e garantir a cobertura de abastecimento e tratamento da água, abraçou essa causa.