CREA-RS participa da 3ª Reunião Ordinária do Fórum CreaSul em Santa Catarina

Créditos: Arquivo CREA-SC

O Crea-SC coordenou, nesta quarta-feira (16), de forma híbrida, a 3ª Reunião Ordinária do CreaSul 2021/2023, com participação dos presidentes do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier; do CREA-RS, Engª. Amb. Nanci Walter; e do CREA-PR, Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira; do gerente regional Sul do Confea, Eng. Amb. Renato Muzzolon e do presidente da CredCrea, Eng. Civil Gelásio Gomes.

O ex-deputado federal Edinho Bez (MDB), diretor da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, Frenlongi, também esteve presente no encontro, como convidado. Entre os demais representantes do CREA-SC, a Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni , 1ª vice-presidente; a Engª. Agr. Angela Cristina Paviani, 1ª tesoureira; o superintendente, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini; o chefe de gabinete, Eng. Agr. Felipe Penter e a assessora da presidência, Jorn. Claudia de Oliveira.

Na abertura, os presidentes dos três Creas destacaram os desafios das regionais com as novas demandas impostas pela pandemia, as dificuldades com a nova dinâmica de trabalho e a fiscalização. Na sequência o presidente da CredCrea explanou sobre a presença da cooperativa nos estados de Santa Catarina e Paraná, mostrando o interesse na instalação de uma unidade no Rio Grande Sul, demanda anteriormente discutida em visita realizada no Conselho vizinho. A presidente do Crea gaúcho entregou um documento para iniciar a negociação com imóvel à disposição da cooperativa. “A CredCrea é um grande projeto estratégico nosso, é uma forma de juntarmos esforços”, acrescentou o presidente do Crea-PR,  Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira.

Entre os assuntos incluídos na pauta por Santa Catarina está o Programa Qualidade do Ar, com objetivo de promover a melhoria da qualidade do ar nas unidades e atendimento do CREA-SC e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área. O tema foi apresentado pelo coordenador do Programa e da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Conselho,  Eng. Mec. Osny do Amaral Filho.

Ainda pela manhã os três Creas aprovaram nota de posicionamento, sugerida pelo Crea-SC,  sobre decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto ao  Código Florestal. Confira aqui.

Tecnologia BIM

No final da manhã foi realizada a apresentação sobre a metodologia BIM, pelos representantes da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), Eng. Civil Rodrigo Koerich e Eng. Civil Paulo Muller, com intuito de fortalecer termo de colaboração firmado entre o Ministério da Economia e a associação com a finalidade de promover ganhos de produtividade e competitividade no setor de construção civil nacional.

Após a exposição, o ex-deputado federal Edinho Bez fez um convite para a participação do CreaSul no evento sobre a tecnologia BIM, que será realizado no dia 14 de julho em Brasília, pela  FRENLOGI. Reorganizada no Congresso Nacional, a frente tem como objetivo estabelecer a mediação entre o Parlamento e o Executivo, no desenvolvimento de obras de infraestrutura e no aprimoramento da legislação federal no setor. O CREA-SC solicitou a participação de engenheiros nas câmaras técnicas da Frente Parlamentar referentes às áreas do sistema, o que foi acatado pelo ex-parlamentar.

O deputado destacou a importância das unidades de ensino superior incluírem a metodologia em suas grades curriculares, reforçando a importância dos Conselhos para que a mesma chegue aos profissionais do Sistema. “Sugiro uma comissão dos Conselhos para convidar os 26 estados e o Distrito Federal para divulgação desse projeto, que tem por intuito tornar a construção civil mais ágil e eficiente”, destacou, colocando-se à disposição para ampliar o tema.

Outras pautas

No período da tarde na pauta da reunião o Congresso Brasileiro de Agronomia, que será realizado em Florianópolis de 19 a 22 de outubro, e também os temas listados pelo Crea-RS – debate sobre o PLC 39/2020 – Projeto de Lei Complementar que visa alterar a Lei nº 14.376/2013, chamada “Lei Kiss”, que estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Rio Grande do Sul; e a PEC 108/2019, Proposta de Emenda à Constituição que determina o fim da obrigatoriedade de profissionais se registrarem em Conselhos de Classe. E os assuntos do Crea-PR – Participação no GT 1121, que dispõe sobre o registro de pessoas jurídicas, de direito público e privado no Sistema Confea/Crea; Estruturação de reuniões paralelas; design de interiores.