Notícia

Assessoria do senador Paulo Paim se reúne com delegação do CREA-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

A comitiva do CREA-RS em agenda parlamentar em Brasília conversou, por videoconferência, com a assessoria do senador Paulo Paim (PT). Participaram os assessores Leandro Lemos e Ingrid Carlucci, e os representantes do CREA-RS Eng. Agr. Denize Cristina Leite Frandoloso, coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia e adjunta da Nacional; Geólogo Marco Antônio Fontoura Hansen, coordenador da Câmara Especializada de Geominas; Eng. Civil João Luis Collares Machado, coordenador nacional das Câmaras de Engenharia Civil e do CREA-RS; Eng. Quím. Marino Greco, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química do RS e da Nacional; e Rodrigo Kayser Schwertner, assessor parlamentar do CREA-RS. Também foram convidados o presidente do CAU/RS, Arquiteto Tiago Holzmann da Silva, e o presidente do Senge/RS, Engenheiro Agrônomo Cezar Henrique Ferreira.

A audiência faz parte da agenda parlamentar que tem como pauta principal buscar apoio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019 e contra emendas da MP 1.040/2021. O texto, que tramita na Câmara, determina o fim da obrigatoriedade de profissionais se inscreverem em Conselhos de Classe. Outro tema abordado nos encontros são as emendas da MP 1.040/2021 que atingem os profissionais do Sistema Confea/Crea.

Os assessores do senador Paulo Paim, Ingrid Veremzuk Xavier Carlucci e Leandro Lemos, afirmaram que o parlamentar é comprometido com a preservação salarial dos trabalhadores e que ele já emitiu emenda Supressiva de número 268 ao artigo 57 da MP 1.040, que trata do Salário Mínimo Profissional.

Ao conduzir a audiência virtual, a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, destacou que o Artigo 37, anexo a MP, põe a sociedade em risco, “uma vez que projetos elétricos necessitam de responsável técnico e o mesmo retira a obrigatoriedade”.

O assessor Leandro Lemos concordou que a segurança da sociedade necessita ser tratada com atenção e zelo, apontado que é uma das bandeiras do mandato do Senador Paulo Paim e que dará atenção sobre possível emenda de supressão.

Participando da reunião o presidente do Conselho Regional de Arquitetura do Rio Grande do Sul (CAU-RS), Arquiteto Tiago Holzmann da Silva, parabenizou a postura do gabinete, "um grande aliado na garantia dos direitos dos trabalhadores".

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS, Eng. Agrônomo Cezar Henrique Ferreira, destacou que há um movimento nacional dos Conselhos, Sindicatos e Federações que em conjunto conseguem ter mais força e aponta já a viabilização de 17 emendas Supressivas.

O assessor do senador parabenizou a organização e enfatizou que só com a organização, a soma de esforços será possível barrar a perda de direitos dos trabalhadores e dos Conselhos.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: