Notícia

Conselho participa da comemoração dos 125 anos da Escola de Engenharia da Ufrgs


Créditos: Arquivo CREA-RS

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, representou o Conselho na cerimônia de comemoração dos 125 anos da Escola de Engenharia da Ufrgs, celebrados nesta terça-feira, 10 de agosto. Em sua fala, afirmou da honra em participar do evento, ressaltando o objetivo de sua gestão em resgatar a aproximação do Conselho com as instituições de ensino. “Queremos o CREA-RS mais parceiro das universidades, com os professores representantes em nosso Plenário e com os estudantes, que são o futuro da nossa Engenharia”, relatou.

Citou, nesse intuito, o Certificado de Mérito Acadêmico, instituído pelo CREA-RS e entregue aos formandos com destaque em sua trajetória acadêmica. “Desde quatro de janeiro, já recebi vários egressos da Ufrgs e todos falam sempre com muito orgulho da Universidade Federal. Queremos essa maior proximidade para que os nossos futuros colegas entendam o papel do Conselho e tenham tanto orgulho dele quanto têm da Ufrgs. Também para que participem das melhorias que queremos implementar”, complementou desejando os parabéns à Escola de Engenharia e a todos que participam de sua história.

Um pouco da história
A Escola de Engenharia foi fundada no ano de 1896 por um grupo de engenheiros militares, entre eles, João Vespúcio de Abreu e Silva, Lino Carneiro da, João Simplício Alves de Carvalho Fontoura, Juvenal Miller, Gregório de Paiva Meira além do engenheiro civil Álvaro Nunes Pereira. Naquela época, 1986, a necessidade de uso do serviço de agrimensura para regulação dos terrenos da cidade de Porto Alegre esteve entre as motivações para a criação da Escola de Engenharia.

A expansão da cidade de Porto Alegre em direção a zona sul, por exemplo, foi possível com a construção do viaduto da Avenida Borges de Medeiros que contou com o trabalho do engenheiros da Escola. A Escola de Engenharia já formou 22 mil e 500 engenheiros além de 6 mil mestres e doutores e outros 4 mil especialistas, e seus 13 cursos de graduação contam com 5.500 estudantes.

A Escola na Atualidade
Na atualidade, vários projetos da área de engenharia, como o do viaduto da terceira perimetral, próximo à Igreja São Jorge, na zona leste da capital, receberam o trabalho de engenheiros formados por esta instituição, para citar apenas um exemplo da influência da Escola no desenvolvimento regional.
A Escola de Engenharia, que em 2021 celebra 125 anos, busca também a formação do engenheiro com novas competências, e, nesse sentido, desenvolve o projeto de modernização da graduação (o PMG), tendo o curso de graduação de engenharia de produção como piloto para aplicação desta nova forma de ensino e aprendizagem colocando o estudante como protagonista.


Representatividade da Escola de Engenharia
A Escola de Engenharia é a maior unidade acadêmica da UFRGS e ocupa 15 prédios em 3 (três) campus (Centro, Saúde e Vale). Nas avaliações do Ministério da Educação (o MEC) a Escola recebe notas máximas nos seus cursos de graduação, 4 e 5, sendo que o curso de Controle e Automação é avaliado como o melhor curso do Brasil. Os cursos de Pós-Graduação da Escola também são avaliados com notas máximas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (a CAPES), com notas 6 e 7. Nesse sentido, os cursos da Escola de Engenharia são considerados de excelência internacional.

Com informações da Escola de Engenharia da Ufrgs

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: