Soluções Inovadoras para construção civil discutidas no encerramento do CREASUL

Encerrou na manhã desta quarta-feira (11), de forma presencial, na Sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá – AEAM, mais uma reunião ordinária do CREASUL. Encontro que tem como objetivo de alinhar as pautas de interesse entre os Creas Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que serão debatidas durante o Colégio de Presidentes – CP, evento que ocorre em setembro.

A reunião, que ocorreu durante os dias 10 e 11/08, contou com todos os protocolos de saúde para poder ocorrer presencialmente e foi realizada em Maringá, aproveitando que o presidente do CREA-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, está na cidade para a 2ª SEPEAG DIGITAL.

A presidente da AEAM e Coordenadora-Adjunta do CDER-Estadual, Eng. Eletric. Aline Bortolotto, abriu a reunião e, em na sequência, o presidente do Crea-SC, eng. civ. Kita Xavier, falou sobre a fiscalização, os eventos do segundo semestre de Santa Catarina e o GT 1121 do Confea. “É uma satisfação enorme estar aqui hoje. Essa interiorização que ocorre aqui no Paraná é fantástica. Não importa onde, as Entidades de Classe e o CREA-PR estão sempre presentes e atuando em conjunto”, comentou.

Em seguida, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, falou sobre as recentes ações do Sistema Confea/Crea no Congresso Nacional. Em relação à PEC 108, a presidente Nanci foi categórica. “Eu fui à Brasília e, se precisar, vou novamente atrás dos anseios de nossos profissionais. Precisamos continuar com essas ações coordenadas dos Creas”. Sobre a Medida Provisória 1.040/2021, complementou: “O objetivo da MP é um, e o entendimento foi completamente errôneo. A ART não é uma taxa ou um boleto, ela é um instrumento de proteção do profissional e da sociedade”, disse.

Encerrando os informes iniciais, o presidente Ricardo deu um panorama sobre algumas ações recentes do Crea, falou sobre a SEPEAG e reiterou a fala da presidente Nanci. “Concordo com o CREA-RS, nós temos que agregar na discussão. Quando essas proposições foram apresentadas por parlamentares, o Sistema Confea/Crea e

Presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha.

Mútua se uniu, e todos os Creas e entidades de classe começaram uma luta por uma mesma causa. Temos que continuar essas ações coordenadas”, finalizou Ricardo.

Os representantes do CREASul devem se encontrar em Brasília no próximo dia 17/08 para dar continuidade às ações com os parlamentares que ainda não se posicionaram à favor do Sistema Confea/Crea.

Saiba mais sobre a PEC 108, a MP 1.040 e como vem sendo o trabalho do Sistema Confea/Crea.

Presidente Ricardo recebendo o convite para o evento enquanto a eng. seg. trab. Fabiana Yuka Sasaki Endo, e o eng. seg. trab. Nilton Camargo Costa realizam uma apresentação.

Dando sequência ao encontro, a pres. da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho – Asengest, Eng. Seg. Trab. Fabiana Yuka Sasaki Endo, e o Coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho – CEAEST, Eng. Seg. Trab. Nilton Camargo Costa, realizaram uma apresentação sobre o CONEST. O Congresso ocorre nos dias 24 a 26 de novembro, em Londrina.

Após a apresentação, o Gerente da Regional Maringá do CREA-PR, Eng. Civ. Helio Xavier, deu um panorama aos presidentes sobre as discussões do Grupo de Trabalho do Confea sobre a Resolução Federal 1121 (que trata do assunto registro de pessoas jurídicas).

Finalizando a parte da manhã, o CredCrea – Cooperativa de Crédito direcionada aos profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea, apresentou a ampliação da Cooperativa no Paraná e convidou os presidentes para a inauguração da nova sede da CredCrea em Maringá. Saiba mais sobre o CredCrea.

Segundo dia

Presidente Ricardo, presidente Kita e, ao fundo, o geog. Jorge Campelo apresentando o evento.

O último dia de CREASul iniciou com uma apresentação feita pelo presidente da Associação Profissional de Geógrafos no Estado do Paraná – APROGEO/PR, geog. Jorge Campelo, sobre o Ideathon do Sistema, evento proveniente dos Editais de Chamamento do Crea-PR que visa, om apoio de metodologias de gamificação, fomentar ideias criativas e inovadoras, com o desafio de abordar assuntos ligados a ética e fiscalização. “Jogar sempre foi fácil, e ensinar jogando virou uma estratégia nas grandes empresas. Com base nisso, o Ideathon desafia seus participantes criar formas gamificadas de falar sobre ética e fiscalização”, comentou Campelo sobre o evento que será lançado dia 27 deste mês.

Em seguida, a a presidente da AEAM e Coordenadora-adjunta do CDER-Estadual, Eng. Eletric. Aline Bortolotto, realizou uma fala sobre a Associação, explicando algumas ações recentes de associativismo, qual política de benefícios da AEAM, entre outros assuntos.

Encerrando as pautas da manhã, a Engenium Park e a InZoom, startups apoiadas pela AEAM e Sinduscon, apresentaram aos presidentes seus projetos. A Engenium é um ambiente que tem a proposta de fomentar soluções inovadoras para o setor da construção civil oferecendo acesso a estrutura física, metodologias de inovação, conexões com atores do ecossistema, mentorias com players locais e nacionais, acesso a investimentos e ajuda no processo de geração de valor. Já a InZoom é uma Construtech, startup que possui soluções para o mercado da cadeia de valor da construção civil, ou seja, propõe soluções direcionadas ao segmentado da construção civil.