Notícia

Fórum Técnico sobre Plantio Direto na Palha tem patrocínio do Confea


Créditos: Arquivo CREA-RS

 

O Confea patrocina o Fórum Técnico sobre Plantio Direto na Palha 2021 que acontece nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/8), em Pato Branco (PR). Promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), o evento gratuito e semipresencial é realizado no Salão da Sociedade Rural.

Confira a programação e os palestrantes

Assista às palestras no canal do YouTube da Feapr

 

Chefe de Gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Rossafa

Representando o presidente do Confea, o chefe de Gabinete eng. agr. Luiz Rossafa participou da abertura dos trabalhos na manhã desta quarta-feira, ressaltando a importância da tecnologia e do profissional no campo. “Mecanizando menos e plantando na palha foi uma invenção brasileira; aos nossos paranaenses valorosos fica nossa homenagem", relembrou a origem do Sistema de Plantio Direto, que data de 1975.

Rossafa também apresentou dados do contexto local. “Na área de Agronomia, o Paraná regista 110 Anotações de Responsabilidade Técnica por dia. Isso significa registro e contrato para projeto e execução de atividades dos engenheiros agrônomos. Isso não é pouco, considerando que Mato Grosso do Sul registra 130/dia e Mato Grosso, 150/dia. Esses registros denotam a organização profissional, a organização da sociedade e a conscientização do empreendedor que, registrando atividades, aumentam a qualidade do serviço técnico e a inovação vai chegando”, comentou, ao pontuar a relevância da promoção de iniciativas como o fórum técnico patrocinado pelo Confea. “Eventos assim disseminam o conhecimento já construído e também desafiam os próprios pesquisadores envolvidos a fazer outras inovações”, disse o engenheiro agrônomo. 

Vice-presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari

As estatísticas do estado também foram o ponto alto do discurso do vice-presidente do Crea-PR. “Com 2.3% do território que se planta no Brasil, o Paraná produz mais de 16% do que se produz no País. Ou seja, o Paraná sozinho poderia alimentar o Brasil. Esse é o nosso estado, que tem 15 mil engenheiros agrônomos trabalhando para ter essa liderança e corresponder à expectativa da sociedade”, valorizou Clodomir Ascari, que também é presidente da Feapr. “Nós, engenheiros agrônomos, temos que estar sempre atualizados para fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível, com o mínimo de erro e para que o município e a região cresçam”, incentivou. 

De acordo com o presidente do AEAPB, o fórum divulga o conhecimento disponível sobre o tema com os melhores especialistas da área no momento. “Temos um espaço ideal para trocar experiências com os mais renomados pesquisadores”, afirmou Edson Roberto Silveira. Para ele, a agricultura está em constante evolução e o evento contribui para que os participantes tenham acesso a novidades na área e, com isso, sejam obtidos novos conhecimentos com foco na produtividade e na sustentabilidade. “Além de ser uma oportunidade para as entidades de classe motivarem os profissionais a buscarem atualizações profissionais”, completou.

Além do Confea, são patrocinadores: Itaipu Binacional, Coopertradição e Fertile. São apoiadores: Mútua-PR, Nativa, Turim Insumos, Ampernet e Sociedade Rural

 

 

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Jornal de Beltrão 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: