Notícia

Comissão Temática de Habitação de Interesse Social faz primeira reunião


Alguns dos participantes da primeira reunião ordinária da Comissão Temática de Habitação de Interesse Social, no Confea. Créditos: Arquivo Confea

Criada em junho deste ano, a Comissão Temática de Habitação de Interesse Social (CTHIS) realizou sua primeira reunião ordinária nestas quinta e sexta (20), em Brasília. A Comissão faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Confea, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) e a Secretaria Nacional de Habitação do ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/DR) para discutir ações dentro do Programa Casa Verde e Amarela, do governo federal.

Coordenador da Comissão, conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira
Coordenador da Comissão, conselheiro federal eng. civ.
Daltro de Deus Pereira


Segundo o coordenador, conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, “a comissão está avançando com mais celeridade do que o esperado em relação aos seus objetivos”, disse, destacando os temas relacionados à ampliação dos serviços de assistência técnica prestados por profissionais de engenharia às famílias de baixa renda, público-alvo do Programa Casa Verde e Amarela; ao fomento à prestação de serviços de assistência técnica na elaboração de projetos e execução de obras de forma humanizada e personalizada, nas melhorias das habitações de interesse social por meio de escritórios de engenharia; à criação de um fluxo de trabalho e especificações técnicas dos serviços a serem prestados no plano de trabalho da SNH; e da sistematização do uso do Livro de Ordem como ferramenta para acompanhamento de obras e serviços e dos recursos oriundos do programa Casa Verde e Amarela.

A Comissão é formada ainda pelo vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, e pelos especialistas eng. civ. Alex Dias Carvalho; coordenador nacional das coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) João Luis de Oliveira Collares Machado e eng. civ. Miguel Alvarenga Fernandez y Fernandez (representante do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN), tendo como convidado o eng. civ. Estevão Roberto Ribeiro. 

Palestras do promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina Paulo Locatteli, a conselheira do CAU/BR Vânia Stephan Marroni, do advogado especialista em Direito Urbanístico Marcelo Leão também marcaram a reunião. As reuniões acontecem mensalmente em Brasília. A próxima será nos dias 20 e 21 de setembro.

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: