Blitz de fiscalização em Torres verifica empresas de artefatos de concreto, licenciamento ambiental e obras civis

Nesta semana, entre os dias 23 a 26 de agosto, o CREA-RS promoveu uma ação de fiscalização nos municípios que abrangem a Inspetoria de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas. Ao total foram gerados 131 Relatórios de Fiscalização e entregues 26 Termos de Requisição de Providências (TRPD).

“Durante estas ações podemos observar que o CREA-RS possui uma maior visibilidade, levando em consideração alguns outros Conselhos. Neste PIF verificamos alguns licenciamentos ambientais dos municípios, observando se tinha a presença de responsável técnico, assim como as habilitações e os registros das empresas de artefatos de concreto e o quadro técnico das prefeituras”, explicou o Eng. Agrimensor Jonatan dos Santos Rocha, inspetor-secretário. O inspetor aproveito para ressaltar o trabalho desempenhado pela equipe de fiscalização, formada pelos agentes fiscais de Tramandaí e Capão da Canoa e o supervisor Jaime Leandro.

Neste período, serão fiscalizadas as seguintes áreas:

Engenharia Civil

- Projeto e execução das fundações; estrutural, arquitetônico; instalações hidrossanitárias, elétricas;

- Projeto e execução das fundações profundas ( estaqueamento);

- Plano de demolição e execução da demolição;

- Projeto e execução das escavações;

- Laudo de Impacto de Vizinhança – EIV, quando existir obras próximas a edificações existentes.

Engenharia de Segurança do Trabalho

- Projetos e execução dos sistemas de proteção coletiva (guarda corpo, bandejas e redes de segurança);

- Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR ou Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho- PCMAT (verificar na obra se a empresa já está adotando o PGR);

- Projeto, dimensionamento, e instalação ou execução da linha de vida;

- Projeto, instalação ou execução de escadas, rampas e passarelas;

- Andaime e plataforma de trabalho: Projeto e montagem do andaime;

- Balancim ou andaime suspenso: Projeto, montagem e manutenção;

- Certificados Trabalho em altura.

Engenharia Elétrica

-Projeto e execução das instalações elétricas temporárias;

- Projeto, execução e inspeção do sistema de aterramento em Container, máquinas e equipamentos;

- Projeto e execução do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas –SPDA do canteiro de obras.

Geologia e Minas

- Elaboração do Plano de fogo para o uso de explosivos e execução de desmonte de rochas;

- Sondagem.

Mecânica e Metalúrgica

- Projeto e Instalação da grua ou minigrua, Plano de movimentação de carga, Laudo de aterramento da grua;

- Guindaste: Plano de movimentação de carga;

- Guincho de coluna: Projeto, montagem e manutenção;

- Elevador de Carga: Projeto, montagem e manutenção do elevador de carga.