CREA-RS fiscaliza as obras do projeto de expansão do complexo industrial da Taurus Armas em São Leopoldo

Eng. Fábio, inspetor-chefe de São Leopoldo, acompanha equipe de fiscalização. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Taurus, empresa que se destaca na fabricação de armas, está ampliando o seu parque fabril no município de São Leopoldo. Com o objetivo de verificação da responsabilidade técnica nos serviços que exijam profissionais do Sistema Confea/Crea, na manhã desta sexta-feira (27), a agente fiscal Raquel Fortes e Alessandra Borges, chefe do Núcleo Operacional da Fiscalização do CREA-RS visitaram as obras de expansão da fábrica no município.

Acompanhada do Eng. Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Chaves, Eng. Inspetor-chefe de São Leopoldo, uma das 44 inspetorias do CREA-RS, a equipe foi recebida pela Técnica em Segurança do Trabalho Camila Machado e pelo Engenheiro Civil Bruno Vieira, da Macro Engenharia, responsável pelas obras, que destacou a importância da fiscalização. “Essas ações trazem o Conselho para dentro da obra para vivenciar o dia a dia do canteiro e não ficar apenas fechado em si mesmo. Acho essa aproximação, principalmente para a Macro, que tem 38 anos de mercado, bem importante.”

Ressaltou ainda que as estruturas de Engenharia de empresa como a Macro é um desafio. "Então, que sempre tenha fiscalização do CREA, pois estamos fazendo um bom trabalho, com profissionais habilitados. Portanto, é salutar. Dá amparo para nós", apontou.

A obra consiste em seis gualpões que sediarão outras tercerizadas da Taurus. No total, são 11 mil metros quadrados de área construída.  O Complexo Industrial da Taurus deve gerar 750 novos empregos no município. Além de ampliar a produção local, a unidade exportará componentes para fábricas nos Estados Unidos e Índia.

O objetivo da fiscalização do CREA-RS é verificar se as obras e serviços técnicos de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia estão sendo conduzidas tecnicamente por profissionais e empresas legalmente habilitadas junto ao Conselho. Ao responsável técnico cabe exercer a sua profissão em observância aos princípios éticos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade. “O Crea fiscaliza o exercício profissional”, reforçou o inspetor Chaves.

Sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a Taurus emprega mais de 2.100 pessoas no país e exporta para mais de 100 países. Fundada em 1939, a Empresa iniciou suas operações como forjaria, passando a produzir revólveres na década de 40 e consolidando sua presença nos mercados de armas brasileiro e norte americano na década de 80, com a produção de diversos modelos de pistolas e armas táticas.