CREA-RS reúne-se com Secretário de São Leopoldo

Na pauta da audiência foi destacada a importância da fiscalização do Conselho para garantir a responsabilidade técnica em prol da segurança. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na pauta da audiência foi destacada a importância da fiscalização do Conselho para garantir a responsabilidade técnica em prol da segurança da sociedade e a intenção em firmar convênios para atuação conjunta para inibir o exercício ilegal. O objetivo também foi apresentar o relatório da ação de fiscalização nas obras de expansão da fábrica da Taurus, em São Leopoldo, o inspetor-chefe de São Leopoldo, Eng. Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Chaves, reuniu-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo (Sedetec), Juliano Maciel, que reconheceu a importância das obras de expansão para a cidade de São Leopoldo, principalmente com relação à geração de empregos no próximo ciclo.

"É um projeto estatégico para o município. No início do ano, o prefeito reuniu e definiu um comitê de projetos prioritários para o processo de retomada da economia, pós-pandemia.  E este projeto da expansão da Taurus entrou com uma certa prioridade para a tramitação dentro da prefeitura, considerando a geração de empregos, principalmente no setor de produção, com a perspectiva de quase 900 novos empregos. Portanto, estamos trabalhando de perto as obras, principalmente esta questão do licenciamento", apontou, mas ressaltando que a empresa está com dificuldade para encontrar profissionais qualificados.

"A falta de qualificação não é um problema somente de São Leopoldo, mas todas as regiões estão enfrentando este problema. Estamos com um projeto na Tecnosinos para a capacitação de 3 mil jovens para que as vagas em tecnologia sejam preenchidas.", explicou, afirmando que a ideia também é apresentar o projeto para a Taurus.

Rafael Balrhal, da diretoria técnica e empresarial, e que acompanha todo o processo, fez um breve relato sobre a questão do licenciamento das obras da expansão da Taurus, principalmente depois de algumas alterações na planta, além do estudo do impacto de vizinhança.

O inspetor-chefe Fábio Chaves, além destacar a visita institucional do Conselho, em nome da Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, colocando o Conselho à disposição da gestão municipal, principalmente a Inspetoria de São Leopoldo, falou sobre a fiscalização que ocorreu na Empresa Taurus, visando a verificação da responsabilidade técnica nas obras e serviços de Engenharia, além dos empregos que serão gerados. "Somos parceiros neste processo, porque com a fiscalização, podemos garantir o profissional habilitado e empresas qualificadas para a segurança da população de São Leopoldo. Portanto, queremos esta aproximação da prefeitura com a Inspetoria, para troca de informações sobre alguma demanda específica de fiscalização", frisou.

Aproveitou a oportunidade para entregar uma carta de agradecimento em nome da gestão e das principais lideranças da região. "A atual gestão do Conselho tem priorizado a aproximação com os órgãos públicos para a construção de pautas positivas e assertivas que revertam em desenvolvimento para a comunidade", apontou.

O secretário Juliano também agradeceu a visita e a disponibilidade para os trabalhos em parceria e atuação em conjunto na fiscalização. "Estamos abertos para demandas que vocês podem nos enviar, pois nosso departamento de fiscalização também é muito atuante", destacou, colocando a gestão à disposição do Conselho gaúcho.

A chefe de Núcleo Operacional da Fiscalização Alessandra Borges falou stambém sobre as ações do Conselho sobre aproximação com os municípios com a possibilidade de firmar convênios de Termos de Cooperação Técnico.

Também participou a agente fiscal Raquel Fortes.