Notícia

Casa dos Profissionais do CREA-RS na Expointer recebe diversas autoridades e lideranças gaúchas


Créditos: Arquivo CREA-RS

No dia 4 de setembro, o CREA-RS abriu oficialmente o seu tradicional estande na Expointer. Exposição considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. São mais de 400 eventos e atrações que acontecem no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Além de reunir as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial, expõe as mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Rio Grande do Sul. 

Mais uma vez o CREA-RS se faz presente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, palco deste tradicional evento gaúcho, que evidencia as atividades dos profissionais da Agronomia, tanto na produção agropecuária, como na capacidade de inovação, em maquinários, implementos e tecnologia para o desenvolvimento do Estado e do país.

Após um ano sem abertura ao público, devido à Pandemia da Covid-19, em 2021 os portões estão abertos a um número limitado de presenças com uma extensa programação de transmissões online. O Conselho não fica de fora, marcando sua participação com lives, no Instagram @creagaucho, e palestras técnicas em nosso canal no Youtube. É o conhecimento de nossos profissionais compartilhado! 

Este novo momento foi ressaltado no discurso da Eng. Nanci, presidente do CREA-RS, na abertura, quando se referiu à força do pequeno município de Esteio e da Expointer, que completou 50 anos no ano passado. "A realização da feira é um desafio, pois estamos em um parque estadual dentro do município de Esteio, que é o menor município em área do Estado e o 15º em área do Brasil, o que mostra a força que nós temos. Além disso, o parque ocupa 5% da área territorial de Esteio, com 140 ha em um município que tem 28 quilômetros quadrados de área", afirmou.

Segundo ela, o Estado precisa retomar suas atividades. "O normal a gente não sabe, mas precisamos avançar. O CREA-RS foi um desafio desde janeiro para que retomássemos as atividades presenciais. Estamos com número muito bom no nosso Conselho. Mas esses dados se deve ao trabalho de todos e de todas", justificou.

Destacou que o Conselho sempre vai estar de portas abertas para os gestores municipais e para a Assembleia Legislativa. "Temos muito a colaborar, muito a construir. O que depender de mim, que sou a primeira mulher em 87 anos de CREA-RS, seremos parceiros para contribuir tecnicamente com a construção de leis que visem a proteção da sociedade e o desenvolvimento do Estado", finalizou, colocando o CREA-RS à disposição e com as portas abertas.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, falou do orgulho de receber a todos para  mais uma ediçao da Expointer. "É um evento que marca a retomada e de recomeço da economia. É uma expointer com ajustes e adaptações e protocolos, mas com a grandiosidade que esta feira oferece. Ressaltou também o fato de pela primeira vez o CREA tem à frente uma moradora de Esteio, uma conterrânea, que é a Eng. Nanci Walter. “Também agradeço à esta grande Instituição, que é o CREA-RS, e que oferece um serviço fundamental ao nosso município e a todo o Estado como um todo, pois congrega um grande número de profissionais, portanto tem um papel importante no nosso dia a dia, principalmente com o trabalho da Engenharia, Agronomia e Geociência no desenvolvimento econômico do Estado”, discursou.

Agradeceu a parceria do Conselho gaúcho com o município de Esteio, principalmente com o convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições. “Os inspetores de Esteio têm nos ajudado bastante no aperfeiçoamento de nossa legislação, para garantir que tenhamos segurança, mas também liberdade, para que os profissionais, os empreendedores tenham a liberdade para trabalhar e o poder público deve garantir que que estejam sendo utilizadas as melhores práticas dentro da legislação estabelecida”, apontou.

Destacou o fato de o Conselho ser parceiro há anos e de estar sempre com as portas abertas. “Que esta Expointer possa ser uma feira de muitos resultados positivos nos negócios, mas também na segurança sanitária e também nesta retomada de nossas atividades econômicas”, finalizou.

Representando o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Deputado Gabriel Souza, o deputado federal Luis Augusto Lara falou do grande significado desta reabertura da Expointer. "Ainda não conseguimos ter este entendimento, mas esta Expointer é o grande evento teste do balanceamento da sanidade e a retomanda da economia no nosso Estado e no nosso país. Hoje não só o Rio Grande do Sul, mas todo o Brasil está de olho em Esteio. Além disso, quantas empresas fora do país acostumadas a comercializar estão de olho para o seu mercado", avaliou, ressaltando que a presidente Eng. Nanci é um exemplo de retomada da economia pós-pandemia. 

"Vejo que a senhora não para e está sempre se deslocando para garantir a valorização profissional e o CREA-RS em plena atividade, até mesmo naquele momento pré-vacina", elogiou.

Também reconheceu o trabalho exemplar do prefeito de Esteio. "O senhor conseguiu equalizar e tratar a pandemia, sem quebrar a economia", citou.

Observou ainda a grande representatividade que estava naquele momento na abertura do estande do CREA-RS. 

Afirmou que muitas obras vão entrar em andamento. "Estas obras, como as da Corsan, as das concessões das estradas, por exemplo, vão exigir uma resposta rápida nas atividades dos engenheiros e do Conselho Regional de Engenharia. Portanto, afirmo que vocês estão no caminho certo. O CREA-RS sempre foi precursor, mas agora com uma mulher à frente com garra, fibra e multiplicidade o Conselho gaúcho se torna maior ainda", complementou, agradecendo a participação de todos neste evento emblemático. "A Assembleia reconhece o trabalho do CREA-RS", salientou.  

Prestigiaram a abertura Felipe Costella, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Esteio; Edmilson Pedro Pelizari, presidente da Emater-RS; Eli Teixeira, assessor especial da Casa Civil, representando a secretaria de Agricultura do eStado do RS, Silvana Covati, e a Eng. Agrônoma Denize Frandoloso.

 

Visitas de autoridades 

Ao longo de 9 dias, a Casa dos Profissionais na Expointer recebeu a visita de autoridades, profissionais, estudantes e comunicade com a segurança e seguindo todos os protocolos sanitários. 

 

 

Governador do Estado, Eduardo Leite e a secretária da Agricultura
e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti
Vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul,
deputado Gabriel Souza (MDB)

 

 

O reitor e o pró-reitor de Pós-Graduação da Ufrgs, Eng. Civil Dr Carlos
André Bulhões Mendes
e Med. Vet. Dr. Júlio Otávio Jardim Barcellos

 

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas
Secretário de Agricultura de Mariana Pimentel,
Eng. Agr. Moisés Segaspini,
Dirigentes da Fetag 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: