Conselheira Federal do RS fala sobre engenheiras agrônomas no mercado de trabalho

A representante do CREA-RS no Plenária do Conselho Federal, Eng. Agr. Andrea Brondani foi uma das palestrantes, na tarde desta quinta-feira (16), do Painel Mulher: Desafios e Oportunidades da Mulher Engenheira no Pós-Pandemia, no debate Engenheiras Agrônomas no Mercado de Trabalho, junto à Eng. Agr. Gisela Introvini (Superintendente FAPCEN).

A Engenheira gaúcha destacou o incremento da mão de obra feminina, tanto na agricultura familiar, quanto no agronegócio. “No agronegócio, esse incremento se deu principalmente pela reação as empresas na pandemia, onde as empresas buscaram a diversificação da produção, buscando mão de obra com qualificação”, destacou.

De acordo com ela, apesar do incremento da participação feminina na agronomia, as mulheres ainda são minoria. “Temos um aumento entre 21 e 36% de mulheres estudantes de Agronomia, mas a proporção ainda é muito mais baixa. Seria injusto dizermos que temos equidade de gênero”, afirmou, destacando as ações do Sistema Confea/Crea na busca desta meta, citando o Programa Mulher, entre outras iniciativas. “O Sistema vem monitorando esses dados e criando políticas para o incremento das mulheres nas engenharias.”
Citou, por fim, a representatividade das mulheres dentro do próprio Sistema Confea/Crea, com representantes no Plenário, Colégio de Entidades, entre outras instâncias. Lembrou, ainda, das últimas eleições, que foi o pleito com mais cândidas concorrentes e, também, eleitas, como exemplo a presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter.