UFRGS e CREA-RS fortalecem cooperação com foco na qualificação profissional

Reitor Bulhões entre os dirigentes do CREA-RS, Eng. Nanci (à dir.) e Eng. Moussalle . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com foco em ampliar a aproximação e as relações de cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), o reitor Carlos André Bulhões Mendes recebeu, na sexta-feira (17/9), a presidente, Engenheira Ambiental Nanci Walter, e o diretor-administrativo, Engenheiro Civil Nelson Kalil Moussalle.

Na ocasião, foram debatidas ações em prol da valorização e aprimoramento das profissões das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. O reitor da UFRGS, que é Engenheiro Civil e já atuou como conselheiro na Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS por dois mandatos, agradeceu a visita e destacou as ações que estão sendo realizadas pela instituição. “Nosso foco é formar profissionais de excelência para a sociedade."

A presidente do CREA-RS afirmou que também tem dado enorme atenção à questão que envolve a qualificação profissional, destacando ser uma das prioridades desta gestão. “Precisamos dialogar mais e estarmos mais próximos das Instituições de Ensino, de seus professores e estudantes. Juntos temos o compromisso de resgatar o reconhecimento e a valorização das profissões da área tecnológica pela sociedade”, reforçou.

Ao destacar a implementação nesta gestão do CREAJr, Eng. Nanci Walter ressaltou que pretende visitar as demais instituições de ensino do Estado. "Começamos essa ação de aproximação pela UFRGS, mas conversaremos com todas as Instituições de Ensino gaúchas", finalizou.

A UFRGS e o CREA-RS irão avaliar a implementação de ações e parcerias conjuntas.

Representatividade
A UFRGS, atualmente, conta com representatividade na Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, com as Geólogas Amanda Rodrigues e Cassiana Michelin, na composição do Plenário deste Regional.

O papel de conselheiro é de extrema relevância em primeira instância de julgamento com a atribuição de participarem do processo de elaboração de normas para a fiscalização das modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea em assuntos pertinentes à legislação profissional.

A UFRGS possui 27 cursos registrados neste Conselho.