Comitê Gestor Mulher reúne lideranças do CREA-RS

Comitê Gestor Mulher RS reúne lideranças gaúchas. Créditos: Arquivo CREA-RS

O sétimo encontro do Comitê Gestor Mulher do CREA-RS, que ocorreu nesta terça (21), contou com a participação de convidadas especiais, as lideranças das Inspetorias e das Câmaras Especializadas do Conselho.

As conselheiras e inspetoras foram recepcionadas no encontro virtual pelas integrantes do Comitê, sob a coordenação da presidente Eng. Nanci Walter. Ao agradecer a participação de todas, a Eng. Nanci destacou a iniciativa de aproximar as lideranças do Sistema para o desenvolvimento de ações assertivas que visem a maior inserção das mulheres nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Atualmente, todos os 27 CREAs têm comitês, que seguem as proposições do comitê nacional. “Nosso Conselho fez o lançamento do Comitê RS na Sessão Plenária de março, seguido por outros Creas que ainda não tinham aderido. A meta do Confea foi cumprida com todos os Regionais com representação”, destacou Eng. Nanci.

Em nome do Comitê Gestor, a presidente reforçou a importância da participação no programa de todas que desempenham um papel no CREA-RS para contribuir com o trabalho. “Se tivesse que traduzir o programa em uma palavra, essa seria incentivo. Temos que apoiar e encorajar a participação feminina no Sistema Confea/Crea”, reforçou.

A seguir, todas as presentes tiveram a oportunidade de se apresentarem, discorrendo sobre suas trajetórias pessoais e profissional. Abrindo as falas, a Eng. Eletric. Nilza Zampieri, membro do Comitê Gestor RS e coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Conselho, ressaltou a importância do Comitê para fazer a diferença às meninas que pretendem ingressar no mundo das Engenharias. “Na minha época, quem gostava de matemática era direcionado para Engenharia. Há 42 anos, as mulheres da Engenharia eram direcionadas para a docência. Eu optei em lecionar, o que me deu muita satisfação”, destacou.

Uma das mais jovens inspetoras, a Eng. Agríc. Annelize de Albuquerque Altemann, ponderou a importância da participação no grupo. Ela, que iniciou mandato neste ano, relatou que, desde antes de formada, já tinha vínculo com o Conselho, através de sua mãe, a Eng. Civ. Marineda Albuquerque, qua a antecedeu no cargo de inspetora. Annelize se colocou à disposição para construir propostas junto ao Comitê.

A conselheira da Câmara de Engenharia Civil Eng. Civ. Lia Quintana ressaltou em seu depoimento sua trajetória profissional, que sempre esteve alinhada ao exercício pleno da Engenharia. Há dez anos como reitora da Urcamp, manifestou preocupação com a evasão, independente de gênero, dos acadêmicos das áreas das Engenharia, Agronomia e Geociências. Sugeriu ao grupo uma ação efetiva do Sistema Confea/Crea para o resgate do reconhecimento e valorização das suas profissões como vetor para o desenvolvimento do País. Também pontuou sobre a questão da nova lei que regula  o trabalho de gestantes durante a pandemia, que, em sua opinião, está afastando as mulheres do mercado de trabalho.

Eng. Fernanda Pacheco

Fernanda Pacheco, Engenharia Civil e conselheira, iniciou sua fala com a citação do poema de Rupi Kaur: “Estou de pé sobre o sacrifício de milhões de mulheres antes de mim, pensando no que eu posso fazer para deixar essa montanha ainda mais alta para que as mulheres que venham depois de mim possam ver mais longe”. "Assim, quero registrar que existem caminhos já traçados, que tem o objetivo de facilitar o caminho de quem está chegando. Com certeza, nós temos muito a contribuir para atrair a Engenharia", complementou.

Eng. Quím.l Gabriela Marques

Logo em seguida, a Eng. Química Gabriela Marques, conselheira da Especializada de Engenharia Química, comentou que "se consegue perceber os caminhos trilhados", no entanto, reforçou as muitas dificuldades que precisam ainda serem transpostas. Ela, desde formada, atua no meio industrial.

A inspetora-secretária de Carazinho, Engenheira Géologa Bruna Koppe Kronhardt, também enalteceu a iniciativa, destacando a participação das Inspetorias no processo. Ela representa atualmente a única, entre as 44 Inspetorias do Conselho, com três inspetoras na diretoria.

Participaram, ainda, a Eng. Agr. Leila Daiane dos Santos, inspetora-chefe de Palmeira das Missões; a Eng. Quím. Marcia Eidt, conselheira CEEQ; a Eng. Civ. e Seg. Trab. Maria Cittolin, conselheira CEEC, a Eng. Agr. Marta Hamm Oliveira, inspetora-chefe Bagé; além das integrantes do Comitê: Eng. Eletr. Nilza Zampieri, coordenadora da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-RS; Eng. Seg. Trabalho Roselaine Mignoni, coordenadora da Câmara de Segurança do Trabalho; Eng. Agr. Elisabete Gabrielli, conselheira e 2ª diretora administrativa; Eng. Agr. Denize Frandoloso, coordenadora da Agronomia de coordenadora adjunta nacional; e Eng. Civil e Seg. do Trabalho May Cardoso, inspetora-chefe de Esteio.

O grupo discutiu e apresentou propostas para a elaboração do Mapeamento das Lideranças do RS, que será encartado à publicação nacional do Comitê Mulher do Confea. Também definiram pela organização de ações alusivas ao Outubro Rosa.