Palmeira das Missões recebe Blitz de Fiscalização do CREA-RS

De 04 a 08 de outubro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia vai intensificar a fiscalização nos municípios que abrangem a Inspetoria de Palmeira das Missões. Durante estes dias, o agente fiscal Antônio Fernando Amarante, sob a supervisão de Gustavo Vaz, visitará empreendimentos da região.

Além da área civil, a agronomia será foco da fiscalização com o intuito de atender ao TAC firmado com o Ministério Público onde o CREA-RS se compromete a fiscalizar as casas comerciais de produtos agrotóxicos, verificando a existência de receita agronômica de profissional habilitado na recomendação dos agrotóxicos que estão sendo comercializados aos produtores. Também será verificada a regularidade das empresas fornecedoras dos defensivos.

Esses empreendimentos necessitam de profissional e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA-RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei. Regularize-se!

FOCO DA AÇÃO QUE EXIGE A RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE PROFISSIONAIS COM HABILITAÇÃO E REGISTRO NO CREA-RS

Engenharia Civil

Projeto e execução das fundações; estrutural, arquitetônico; instalações hidrossanitárias, elétricas.

Projeto e execução das fundações profundas (estaqueamento).

Plano de demolição e execução da demolição.

Projeto e execução das escavações.

Laudo de impacto de vizinhança quando existir obras próximas a edificações existentes.

Engenharia de Segurança do Trabalho

- Projetos e execução dos sistemas de proteção coletiva (guarda corpo, bandejas e redes de segurança).

- Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR (18.4.1).

- Projeto, dimensionamento, e instalação ou execução da linha de vida.

- Projeto, instalação ou execução de escadas, rampas e passarelas.

- Andaime e plataforma de trabalho: Projeto e montagem do andaime.

- Balancim ou andaime suspenso: Projeto, montagem e manutenção.

- Certificados Trabalho em altura.

Engenharia Elétrica

- Projeto e execução das instalações elétricas temporárias.

- Projeto, execução e inspeção do sistema de aterramento em Container, máquinas e equipamentos.

- Projeto e execução do SPDA do canteiro de obras.

Geologia e Minas

- Elaboração do Plano de fogo para o uso de explosivos e execução de desmonte de rochas.

- Sondagem.

Mecânica e Metalúrgica

- Projeto e Instalação da grua ou minigrua, Plano de movimentação de carga, Laudo de aterramento da grua.

- Guindaste: Plano de movimentação de carga.

- Guincho de coluna: Projeto, montagem e manutenção.

- Elevador de Carga: Projeto, montagem e manutenção do elevador de carga.

Agronomia

- Responsabilidade técnica pela recomendação dos agrotóxicos.