Notícia

Reunião do CREASUL aconteceu neste sábado


Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS coordenou na manhã deste sábado (02), de forma remota, a 5ª Reunião Ordinária dos Creas da Região Sul 2021/2023, que contou com a participação dos presidentes Eng. Amb. Nanci Walter, anfitriã, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, CREA-SC, e Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira, CREA-PR.

Na abertura, os presidentes foram unânimes em ressaltar o empenho dos regionais para a retomada das atividades presenciais, com os devidos protocolos sanitários. Nanci Walter abriu a reunião dando as boas-vindas e enfatizou a importância destes encontros. “É importante nossas discussões acerca das demandas do Sistema Confea/Crea e o alinhamento entre os regionais da região Sul”, destacou. A presidente esclareceu que, a respeito da retomada das atividades presenciais, neste mês de outubro iniciarão as Sessões Plenárias e de suas Especializadas no modo híbrido, seguindo os protocolos sanitários publicados pelo Governo do Estado do RS. Em sua fala inicial, o presidente do Paraná reforçou novamente a importância destes encontros prévios, onde as propostas conjuntas são levadas ao Colegiado com mais impacto e força. O Eng. Kita enfatizou os esforços do CREA-SC para a retomada do atendimento presencial, levando em consideração as questões de teletrabalho entre outras, atentando às medidas de segurança.

Entre as pautas tratadas, destaque para a publicação de nota de posicionamento do Creasul, visando levar ao Colegiado a proposição para manter o valor das taxas do Sistema Confea/Crea - exercício 2022. Também trataram sobre o incentivo à ART Social em todo País, levando em consideração o atual cenário econômico.

Fiscalização

O CREA-PR está desenvolvendo uma ação de fiscalização preventiva, orientativa e educativa na área hoteleira. Segundo o Eng. Ricardo, uma ação diferenciada que ocorre em duas etapas, sendo que a primeira tem o foco na orientação dos documentos e serviços que exigem profissional. Na segunda fase, ocorre a verificação.

Em uma proposição do presidente do CREA-SC, a realização conjunta, ao longo do ano, de ações de fiscalização, levando em conta peculiaridades da região sul, aproveitando para o alinhamento de procedimentos.

Nessa linha, foi aprovado a realização de uma ação coordenada de fiscalização já para ocorrer em dezembro. O foco será a retomada das atividades presenciais e o grande número de eventos neste período do ano.

Também será levado ao Colégio de Presidentes a propositura de ações de fiscalização, em data única, em nacional.


Assinatura Digital

O CREA-SC pautou este tema, ressaltando a importância do Sistema Confea/Crea firmar um convênio para a certificação digital dos documentos dos Creas, agregando valor principalmente às ARTs, além da modernização da carteira do profissional, tornando-a digital nos moldes da carteira de habilitação.

Eventos nacionais

Os presidentes do PR e SC destacaram os eventos nacionais que ocorrerão em seus estados.

No Paraná acontece o 23º CONEST - Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, em Londrina, no período de 24 a 26 de novembro. Já em Curitiba, os dias 15 e 16 de dezembro, ocorre o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC).

Santa Catarina sediará a 32ª edição do CBA, entre os dias 19 e 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis.

Também participaram da reunião os representantes do CREA-SC, o superintendente, Eng. Civil Luiz Henrique Pellegrini, e o chefe de gabinete, Eng. Agr. Felipe Penter.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: