Notícia

Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio do Confea pauta Terças com o CDER-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

Após uma bem sucedida programação no ano passado, o Terças com o CDER, promovido pelo Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS) em parceria com o CREA-RS, abriu, na noite de terça (05), o primeiro evento de 2021, via videoconferência. Assim como em 2020, neste ano serão realizadas quatro palestras.

Com programação voltada aos dirigentes das entidades de classe das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências do Estado, o Terças com o CDER-RS trouxe o tema Capacitação para Edital de Patrocínio do Confea 2021, reunindo mais 40 profissionais, que interagiram com os palestrantes.

Para abordar o assunto importante para a sustentabilidade das entidades de classe, foram convidados o jornalista Adahiuton Milton Belotti, coordenador da Comissão Permanente de Patrocínio do Confea, e o Eng. Mec. Gutemberg Faria Rios, ex-presidente da Abemec/DF e idealizador do Engenharia&Prosa.

Assista no vídeo abaixo as palestras

O evento contou com a presença da presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter; dos coordenadores do Colégio de Entidades Regionais, Eng. Civ. Jorge Köche, e Eng. Agr. Valmor Christmann, adjunto, além da Eng. Florestal Míriam Souza, gerente de Convênios e Relações Institucionais do CREA-RS.

Ao abrir o evento, o Eng. Civil Jorge Köche, coordenador do CDER, agradeceu aos palestrantes por compartilhar conhecimento técnico ao esclarecer os principais pontos do edital do Confea, além de dar as boas-vindas aos representantes das entidades.

Coordenador da Comissão Permanente de Patrocínio do Confea, Adahiuton Milton Belotti

Em seguida, a Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, saudou a todos dizendo do orgulho de falar com a base, “de onde veio”. Também agradeceu aos palestrantes. Destacou a volta dos coordenadores do CDER-RS nas reuniões da Diretoria deste ano.

Sobre os recursos para a entidade, a Eng. Nanci afirmou que a atual gestão ofereceu todo o apoio à Comissão de Chamamento Público, ainda do ano passado, finalizando da melhor forma possível. “Mas, em tempo recorde, uma Comissão criada em abril conseguiu finalizar um novo edital, mais abrangente. Das 57 entidades, 27 entraram com projetos, sendo que 25 conseguiram ser aprovadas. Este edital possibilitou o desenvolvimento de 40 projetos. Além disso, uma promessa das eleições, criamos o Portal das Entidades, que auxilia as entidades acolhendo a documentação, tirar dúvidas, etc.”, finalizou.

Edital de Patrocínio: inscrições até 15 de outubro
Coordenador da Comissão Permanente de Patrocínio do Confea, o jornalista Adahiuton Milton Belotti abriu a sua palestra falando da disponibilidade do Confea, em nome do presidente Eng. Civil Joel Krüger, em facilitar e contribuir para as entidades.

Eng. Mec. Gutemberg Faria Rios, ex-presidente da Abemec/DF e idealizador do Engenharia&Prosa

Apontou dentro do edital itens importantes é que devem ser observados pelas entidades de classe, como a data de inscrição 15 de outubro, para eventos que vão do dia 1 de fevereiro a 17 de dezembro de 2022. Também destacou que os representantes atentassem para o limite máximo do email: 10 mb. Falou sobre as inscrições, o que deve ser enviado, como plano de trabalho de patrocínio, elaborado conforme modelos constantes dos anexos IA e IB.

O Eng. Mec. Gutemberg Faria Rios, ex-presidente da Abemec/DF e idealizador do Engenharia&Prosa, trouxe a experiência na elaboração de projetos, plano de ações, organização e coordenação. Também parabenizou o Eng. Joel por possibilitar este patrocínio às entidades, “porque antes era somente para as nacionais”.

No final, os palestrantes responderam às dúvidas dos representantes das entidades de classe.

Sobre o edital
Estão abertas desde o dia 1º de setembro as inscrições para o segundo ciclo de projetos a serem patrocinados pelo Confea, conforme prevê o Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio nº 001/2021.
Pelo documento, as inscrições para o 2º ciclo vão até dia 15 de outubro para projetos de publicações e eventos, que deverão ser executados de 1º de fevereiro a 17 de dezembro de 2022. O edital prevê a aprovação de cotas de patrocínio para projetos apresentados por instituições de ensino registradas ou cadastradas no Sistema Confea/Crea, pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos e pessoas jurídicas de direito público. Cada proponente poderá inscrever até dois projetos voltados para temas de interesse da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: