Notícia

Cidade Bem Tratada completa dez anos com edição virtual em novembro


Créditos: Arquivo CREA-RS

Pela segunda vez sendo realizado de forma virtual, em função da pandemia da Covid-19, o Seminário Cidade Bem Tratada, que tem o CREA-RS como uma dos apoiadores, completa dez anos de realização ininterrupta e gratuita e terá transmissão online no dia 17 de novembro. “É com orgulho que chegamos à décima edição, mantendo os diferenciais de gratuidade, interatividade e qualidade dos debates sobre gestão de resíduos sólidos, águas e energias renováveis, que terão a presença de painelistas experientes”, celebra o idealizador e coordenador do Seminário, o advogado e ambientalista Beto Moesch.

Moesch ressalta a credibilidade do evento, consagrado pela crescente participação. “No ano passado, seis mil pessoas acompanharam os debates e neste ano nossa expectativa é superar essa participação”, diz.

O Seminário, como de costume, abordará temas que são cruciais para uma cidade enfrentar seus constantes desafios e garantir segurança e qualidade: a gestão dos resíduos sólidos através dos mecanismos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos e agora, mais recentemente, através do novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, urbanizar sempre dialogando com a natureza, respeitando-a e garantindo a sua regeneração, a adoção urgente de energias renováveis e descentralizadas e abolindo as de origem fóssil, incluindo aí o transporte público (http://www.cidadebemtratada.com.br/programacao.php). Para tanto chamamos os mais diversos atores e segmentos da sociedade para apresentarem suas experiências e debaterem com a diversidade dos participantes inscritos no evento.



Desafios

A geração de passivos ambientais provoca o alerta por parte do IPCC, cujo relatório mostra que o aquecimento global está se desenvolvendo mais rápido do que o esperado, e que praticamente tudo é consequência das atividades humanas. "As sirenes de alerta são ensurdecedoras: as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas energias fósseis e o desmatamento estão asfixiando o nosso planeta", disse o secretário geral da ONU, Antônio Guterres, nesta reportagem https://bit.ly/3n2Gjdf.

“Entendemos que é a natureza que nos dá a resposta para os grandes desafios das cidades”. Nesse sentido, Moesch cita o recém lançado guia Soluções Baseadas na Natureza para os Negócios, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que defende um novo olhar, por parte das organizações, para os recursos naturais (https://bit.ly/3yGX53s).

Para os integrantes deste Conselho Empresarial, alguns dos desafios mais urgentes enfrentados pela humanidade podem ser solucionados a partir do uso da própria natureza. “Trazer a natureza para as cidades, tornando-as mais verdes, pode resultar em economia significativa de recursos, energia e inúmeros benefícios para a saúde”, e é isso que o Seminário Cidade Bem Tratada se propõe: debater com especialistas, que acreditam e fazem muito em relação a esses temas, e que muito têm para contribuir para com o Seminário, assim como com os participantes, nas trocas de ideias e experiências, e com o desenvolvimento sustentável de nossas cidades.

Bem-vindos ao Cidade Bem Tratada!

Fonte: Cidade bem Tratada

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: