Notícia

Inscrições para atividades na Semana Lixo Zero Porto Alegre 2021 estão abertas


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Instituto Lixo Zero Brasil promoverá a Semana Lixo Zero Porto Alegre 2021, entre os dias 25 e 31 de outubro. Este ano foi sancionada a Lei que inclui a Semana Lixo Zero no Calendário Oficial de Eventos do município de Porto Alegre (LEI Nº 12.849). A Semana Lixo Zero acontece anualmente e é um evento que tem mudado a forma com que as cidades se relacionam com o “lixo” por meio de atividades  gratuitas e acessíveis para toda a população. O objetivo é conscientizar e mobilizar para mudanças de hábitos em prol da sustentabilidade, para juntos resolvermos o problema da gestão dos resíduos sólidos e sua relação com os impactos no meio ambiente.

Porto Alegre é uma cidade de destaque na idealização desse evento, onde em 2020 a Semana Lixo Zero atingiu diretamente mais de 85 mil pessoas. O evento acontecerá de forma simultânea em mais de 250 cidades no Brasil, despertando na população o interesse em conhecer e colaborar com o tema.

A programação é elaborada com a participação da comunidade. As atividades são autogestionadas, ou seja, qualquer pessoa, empresa ou instituição pública pode criar uma atividade para integrar a semana e cadastrá-la até o dia 15 de outubro no formulário disponível no nosso site (https://www.lixozeroportoalegre.com/eventos-participe). O Instituto Lixo Zero Porto Alegre apoiará os parceiros auxiliando na divulgação.
 
O que é uma ação?
 
Qualquer interessado em participar da programação poderá criar uma ação que pode ser:
- Workshops e oficinas
- Interações artísticas
- Mobilização de setores públicos e privados
- Lives e posts nas redes sociais
- Pontos de coleta
- Dia D sem sacola

As ações devem estar dentro das temáticas Lixo Zero, tais como:
- Boas práticas Lixo Zero;
- Cidades Lixo Zero;
- Consumo Consciente;
- Compostagem e reciclagem;
- Hortas urbanas;
- Economia Circular;
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Sustentabilidade.

Atividades já previstas na Semana Lixo Zero Porto Alegre 2021:
 
25 de outubro às 9h30min Lançamento da Semana Lixo Zero, pelo Youtube Lixo Zero Porto Alegre;
28 de outubro às 11h Webinário “Nas Ondas da Transição” com Silvia Marcuzzo pelo canal do Youtube Silvia Marcuzzo;
29 de outubro Feira Orgânica no Galpão do Plátano com Workshop sobre Compostagem com Minhoca Urbana;
29 de outubro às 18h Luau na Orla de Ipanema no espaço Terra Brisa;
30 de outubro das 10h às 17h ECOFeira Lixo Zero na Redenção com coleta de resíduos sólidos urbanos, doações de roupas e coleta de resíduos;
31 de outubro Encerramento com o GreenThinking no Céu Bar+Arte.
 
A Semana Lixo Zero 2021 tem o patrocínio da ASLORE e Embapel Reciclagem, e apoios: Governo do Estado do RS, SMED, GISA, SMAMUS, DMLU, SEMA, Casa de Cultura Mário Quintana, Ellta, Nuvem Ambiental, Thays DN, Ciclo sem Lixo, ARCO, Preza, Galpão do Plátano, Green Thinking, Penas&Co.,Vereadora Cláudia Araújo, Poa Inquieta, Associação Comercial Porto Alegre, Silvia Marcuzzo, Minhoca Urbana, Associação Agroecológica de Porto Alegre, LB+Digital, Everson Tarigo, Terra e Brisa, Nossa Terra, Céu bar + arte, CREA RS, Via Sapiens, SENGE RS, Ong Toda vida, Furpa, Kura, Instituto Venturi, Mobile Drone, 5 Marias Projetos Sustentáveis, Projeto Raiz, Preza.
 
O Movimento Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.
O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas.

Serviço:

O quê: Inscrições de ações para integrar a programação da Semana Lixo Zero Porto Alegre 2021
Quando: Até dia 15 de outubro de 2021
Onde: Os interessados devem cadastrar a ação no formulário: https://www.lixozeroportoalegre.com/eventos-participe
Mais informações: Instagram @lixozeropoa, site www.lixozeroportoalegre.com e email: slzpoa@gmail.com

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: