Notícia

Operação Hotel Mais Seguro é lançada durante reunião CREASul em Bento Gonçalves


Presidentes dos CREASUL e fiscalização dos três Estados. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na primeira quinzena de dezembro, os três Creas da Região Sul vão promover a Operação Hotel Mais Seguro. O objetivo é verificar, nos empreendimentos de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se a manutenção e instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados. Essa ação conjunta visa a segurança das pessoas com a retomada do setor de turismo, diante do ritmo avançado da vacinação contra a Covid-19, e a proximidade do período de férias.

A Operação foi lançada na quarta (17), em Bento Gonçalves, durante a 6ª Reunião do Creasul, que reuniu os presidentes dos Creas do Sul, a anfitriã, Eng. Ambiental Nanci Walter (CREA-RS), o Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira (CREA-PR) e o Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier (Crea-SC). O lançamento foi marcado com a entrega do Relatório de Fiscalização ao senhor Tarcísio Michelon, diretor-superintendente da rede Dall´Onder de Hotéis, local do evento e que recebeu uma ação piloto da Operação Hotel Mais Seguro no final de outubro. Engenheiro mecânico, senhor Tarcísio é responsável pela articulação do trade turístico de Bento Gonçalves, como a Maria Fumaça, Caminhos de Pedra.


De acordo com a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, a fiscalização no hotel onde se realizou o evento foi feita no final de outubro, onde foram verificados 18 itens, como inspeção predial, PPRA, LTCAT, Laudo das Instalações Elétricas, e entregue um Termo de Requisição de Documentos e Providências. “Alguns ainda em atendimento e outros já apresentados. Esta ação conjunta do CREASUL, que engloba os regionais PR, RS e SC, vai verificar a responsabilidade dos serviços técnicos executados recentemente e a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) desses serviços”, explicou.

Ressaltou que esta ação em conjunto é inédita, mas que terá prosseguimento durante os outros anos. "Vamos com o tempo apenas aprimorando, mas sempre de forma conjunta. O objetivo da operação é orientar, prevenir e conscientizar sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitados”, explicou a Eng. Amb. Nanci Walter, destacando que a primeira fase desta ação no Estado vai priorizar os hotéis localizados na capital, Serra, litoral e Região Metropolitana. "No total, incluindo os três estados nesta primeira fase serão fiscalizados cerca de 900 estabelecimentos", complementou.

Para o Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do CREA-PR, o alinhamento de ações de fiscalização como esta é muito importante. "A ideia é que esta seja apenas a primeira de outras ações em conjunto entre os três Estados, com o objetivo de ajudar a minimizar os riscos de acidentes, pois é uma época em que as famílias estão se preparando para suas férias. "Principalmente agora que a pandemia diminuiu e que as pessoas conseguem viajar. Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis façam a devida regularização de itens ou equipamentos”, reforça.

No Paraná, neste período, além do litoral, hotéis localizados em Foz do Iguaçu e Curitiba também estão previstos. "A estimativa é de visitar em torno de 70 estabelecimentos em cada uma das cidades. Já na segunda semana, a fiscalização se estende para os demais municípios dos Estados, com foco inicial em cidades que vão concentrar um volume considerável de turistas com a temporada de verão ou que são atrativos turísticos", afirmou o presidente do CREA-PR.

Em nome da gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão, o Eng. Ricardo Rocha cumprimentou toda a equipe de fiscalização que participará da Operação. "Contamos também com a parceria de nossos conselheiros e inspetores. É uma ação já coroada com sucesso em prol da segurança da sociedade", apontou.

Em sua fala, o Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier afirmou que a equipe de fiscalização do CREA-SC está engajada nesta operação. "Temos a missão de oferecer a segurança para a população por meio de uma fiscalização orientativa e preventiva. Estamos saindo de uma pandemia e as pessoas querem sair de suas casas, viajar e se hospedar em lugares seguros e setor turístico no Estado já está investindo em segurança aos que visitam a região, com protocolos sanitários para turistas e moradores", explica, destacando, nesta iniciativa, a atuação técnica das Engenharias, Geociências e Agronomia para a qualidade de vida e desenvolvimento da economia catarinense.

Ao passar a palavra para o diretor-presidente do Dall'Onder Grande Hotel, Tarcísio Michelon, a Eng. Nanci ressaltou o foco preventivo da ação e que os Conselhos são parceiros nos empreendimentos, contribuindo para orientar os proprietários. "Queremos estabelecer parcerias e a fiscalização dos Conselhos devem ser mais proativas", defendeu, agradecendo também a toda equipe de fiscalização do CREA-RS, representada no evento pela chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges e os supervisores Jaime Leandro Mello, Pedro Ost, Gustavo Vaz.

Em sua manifestação, Tarcísio Michelon ressaltou o orgulho de o Dall'Onder Grande Hotel ser pioneiro desta ação. "Os problemas apontados no relatório devemos enfrentar, pois em algum momento isto seria necessário já que nossa maior preocupação é com a segurança de nossos hóspedes", citou.

Na sequência, a chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges, responsável pela verificação do Dall'Onder Grande Hotel, que esteve acompanhada pelo Eng. Eletric. Fernando Carvalho, 1º diretor financeiro do CREA-RS, e o Eng. Mec. e Seg. Trabalho Rogério Dupont, inspetor-chefe de Bento Gonçalves, falou sobre a ação de fiscalização que verificou os itens que exigem a participação de profissionais com registro no Sistema Confea/Crea. "Fizemos um levantamento que gerou este relatório, com os devidos apontamentos verificados durante a ação de fiscalização para que sejam tomadas as providências. O hotel tem um prazo para apresentar a documentação. A ação que começará dia 1º de dezembro tem uma previsão de fiscalizar em torno de mil empreendimentos nos três Estados e terá o relatório final entregue em janeiro", finalizou, entregando o relatório ao senhor Tarcísio.

A ação conjunta será de caráter orientativo e educativo na rede hoteleira e deve ocorre em duas etapas: a primeira com foco na orientação dos documentos e serviços que exigem profissionais habilitadas para as atividades das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências e a segunda, a verificação específica dos serviços e atividades e a respectiva documentação.




 

 

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: