Notícia

Operação Verão do CREA-RS fiscaliza parques aquáticos nas cidades de Viamão e Alvorada


Equipe de fiscalização na Operação Verão. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em prol da sociedade e respaldando os empreendimentos que atuam de forma responsável e de acordo com os preceitos da lei, entre os dias 24 de novembro e 14 de fevereiro do próximo ano, o CREA-RS promove ação estadual de fiscalização de balneários, clubes sociais, parques aquáticos, parques de aventura e eventos efêmeros para combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nos serviços técnicos executados nos locais.

O CREA-RS orienta os proprietários, durante a ação, sobre a necessidade de efetuar a inspeção, manutenção e adequação de máquinas com o registro da devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A fiscalização na área de inspeção e manutenção e a solicitação de laudos objetiva não somente resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões, mas, a fim de evitar a ocorrência de sinistros, com consequências civis e criminais aos responsáveis pelos equipamentos.

Nesta quinta (09), o agente fiscal Gustavo Brasil e o supervisor Pedro Ost visitaram o Clube Parque das Águas em Viamão, o Itapema Park e o Paraíso Park em Alvorada para verificação da responsabilidade técnica da inspeção, manutenção e adequação de máquinas e a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), com o objetivo de garantir a segurança dos usuários dos parques.

Na ação também estava presente o inspetor-chefe de Viamão, Eng. Civ. Valnei Guimarães de Oliveira, que explicou qual a importância dessa ação que vem sendo feita em todo o Estado do RS. “O principal objetivo da fiscalização é a garantir a segurança. O CREA-RS além de fiscalizar a atividade técnica se preocupa muito com a segurança do cidadão que está utilizando aquele equipamento”, ressaltou.

Os responsáveis administrativos dos parques falaram sobre a manutenção e os cuidados com os brinquedos para receber os visitantes neste verão. “A manutenção da estrutura é feita pelos próprios colaboradores que são treinados durante o inverno para no verão ter toda a estrutura pronta e apta para receber o nosso público”, explicou o gerente administrativo do Clube Parque das Águas.

A fiscalização na área de inspeção e manutenção e a solicitação de laudos objetiva não somente resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões, mas também evitar a ocorrência de sinistros, com consequências civis e criminais aos responsáveis pelos equipamentos.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: